Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Cecille Gabrielle Dias de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cecille Gabrielle Dias de Oliveira. O essencial é invisível aos olhos: prescrições, sentidos e práticas avaliativas em turmas de alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51174 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto deste estudo se assenta na avaliação da aprendizagem. Como categoria
central do trabalho pedagógico, representa seu pôr teleológico ao ser processo de
investigação da realidade em prol da realização de ações com vistas ao alcance de
um objetivo previamente determinado. Tem como objetivo geral: analisar os sentidos
e significados constituídos por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
acerca das propostas de avaliação contempladas no Regimento da rede pública de
ensino do DF (2019) e nas Diretrizes de Avaliação Educacional (2014). Os objetivos
específicos são: a) Discutir as orientações para a avaliação nos anos iniciais
contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF (2019) e nas Diretrizes
de Avaliação Educacional (2014). b) Discutir como docentes dos anos iniciais do
ensino fundamental de uma escola classe articulam às suas práticas avaliativas em
sala de aula o proposto no regimento da rede pública de ensino do DF e nas diretrizes
de avaliação educacional. c) Compreender como docentes dos anos iniciais do ensino
fundamental da rede pública de ensino articulam no trabalho pedagógico orientações
de avaliação distintas. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa qualitativa
(Lüdke; André, 2018; Bogdan; Biklen, 1994; Creswell, 2007) assume a perspectiva
crítico-dialética com base em pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético,
discutidos por Cury (1989), Húngaro (2014), Kosik (1969), Netto (2011), Triviños
(1987), Sousa (2014), entre outros. Para a produção dos dados, utilizamos: análise
documental, observação de aulas e reuniões pedagógicas, e, entrevistas
semiestruturadas com 1 (uma) gestora e 3 (três) professoras que lecionam no Bloco
Inicial de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública de
ensino do Distrito Federal. A leitura e organização dos dados foi realizada por meio
do procedimento de Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2006). Da análise dos
dados, emergiram as categorias: 1. A (des)articulação entre os níveis de avaliação no
cotidiano escolar; 2. Idas e vindas da avaliação de sala de aula: movimentos
contraditórios nas concepções e práticas avaliativas no cotidiano escolar; 3. Avaliar
para incluir, incluir para aprender: materialização da avaliação formativa na prática
docente; 4. Das orientações institucionais às práticas avaliativas das professoras: o
conflito entre a escuta sensível e o controle disciplinar; e, 5. Conflito entre a escuta
atenta pelos professores e o controle disciplinar do Regimento: materialização das
prescrições nas práticas avaliativas na escola. Os resultados indicam que: a) a
articulação das prescrições avaliativas da rede pública de ensino é permeada por
contradições, pois embora as Diretrizes de Avaliação assumam a perspectiva
formativa, o Regimento prevê punição, notação e classificação; b) um dos desafios da
adoção de práticas avaliativas formativas é superar concepções e práticas
cristalizadas que valorizam a nota, a classificação e a meritocracia; c) há nuances de
práticas avaliativas com intenção formativa na escola pesquisada, no entanto, não é
possível afirmar que estejam consolidadas conscientemente e conceitualmente pelas
professoras. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O essencial é invisível aos olhos : prescrições, sentidos e práticas avaliativas em turmas de alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Significação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study object of this research bottom in learn's assessment. As a central category
of pedagogical work, the learning assessment has a teleological property as been a
process of investigating reality in favor of carrying out actions with a view to achieving
a previously determined objective. Its general objective is to: analyze the meanings
constituted by teachers of early years of elementary school regarding the evaluation
proposals included in the Regulations of the DF public education network (2019) and
in the Educational Assessment Guidelines (2014). The specifics objectives are: a)
Discuss the guidelines for assessment in the initial years included in the Regulations
of the DF public education network (2019) and in the Educational Assessment
Guidelines (2014). b) Discuss how teachers in the initial years at an elementary school
articulate the proposed in the regulations of the public education network of the DF and
in the guidelines for educational evaluation in their classroom assessment practices.
c) Understand how teachers in the initial years of primary education in the public
education network articulate different assessment guidelines in their pedagogical work.
In theoretical and methodological terms, this qualitative research (Lüdke; André, 2018;
Bogdan; Biklen, 1994; Creswell, 2007) assumes a critical-dialectic perspective based
on assumptions of Historical-Dialectical Materialism, discussed by Cury (1989),
Hungarian (2014), Kosik (1969), Netto (2011), Triviños (1987), Sousa (2014), among
others. To produce the data, we used: documentary analysis, observation of classes
and pedagogical meetings, and semi-structured interviews with 1 (one) manager and
3 (three) teachers who teach in the Initial Literacy Block, on the Early Years of
Elementary Education, from the network public education system in the Federal
District. The reading and organization data was carried out by the Meaning Cores
procedure (Aguiar; Ozella, 2006). From data analysis, the following categories
emerged: 1. The (dis)articulation between assessment levels in everyday school life;
2. Comings and goings of classroom assessment: contradictory movements in
conceptions and assessment practices in everyday school life; 3. Evaluate to include,
include to learn: materialization of formative assessment in teaching practices; 4. From
institutional guidelines to teachers’s assessment practices: the conflict between
sensitive listening and disciplinary control; and, 5. Conflict between attentive listening
by teachers and the disciplinary control of the Rules: materialization of prescriptions in
assessment practices at school. The results indicate that: a) the articulation of the
evaluation prescriptions of the public education network is permeated by
contradictions, because although the Evaluation Guidelines assume a formative
perspective, the Rules provide for punishment, rating and classification; b) one of the
challenges of adopting formative assessment practices is overcoming crystallized
conceptions and practices that value grades, classification and meritocracy; c) there
are nuances of assessment practices with formative intent in the researched school,
however, it is not possible to state that they are consciously and conceptually
consolidated by the teachers. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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