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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51143
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Titre: A gestão tecnocrática e empresarial nas escolas estaduais de educação profissional integral do Ceará (2008 a 2023)
Autre(s) titre(s): Technocratic and business management in state schools of integral professional education in Ceará (2008 to 2023)
Auteur(s): Silva, Maicon Donizete Andrade
Orientador(es):: Silva, Maria Abadia da
Assunto:: Educação básica
Ensino médio integrado
Gestão da educação
Educação profissional
Date de publication: 10-déc-2024
Référence bibliographique: SILVA, Maicon Donizete Andrade. A gestão tecnocrática e empresarial nas escolas estaduais de educação profissional integral do Ceará (2008 a 2023) . 2024. 302 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A tese elegeu como objeto de investigação a gestão tecnocrática e empresarial nas EscolasEstaduais de Educação Profissional (EEEP) do Ceará entre o período de 2008 a 2023. Partedo problema: os empresários, as fundações, os institutos privados, o Todos pela Educaçãoeos governadores têm atuado por meio de articulações para direcionar a elaboração, a execuçãoe a gestão das políticas para a educação básica do Ceará. Propõe como objetivoprincipalanalisar a gestão tecnocrática e empresarial nas escolas públicas de Ensino MédioIntegradodo Ceará e apreender como os mecanismos da tecnocracia têm regido os processos degestão,de organização e de arquitetura curricular dessas escolas para a consolidação de umpadrãodereprodução tecnocrático-empresarial. Indaga: que pressupostos e intenções explícitasdosempresários e dos governadores sustentam um padrão tecnocrático de gestão para a políticadeeducação profissional do Ceará entre 2008 e 2023? As ações, intenções e finalidadesdoInstituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e do Instituto Unibanco estãoatreladasà teoria do capital humano? Pode-se afirmar a existência de um padrão de reproduçãodagestão tecnocrática e empresarial nas escolas de Ensino Médio profissional do Ceará?Estainvestigação parte do real, das condições reais de apresentação do objeto para, por meiodaabstração, apreender suas manifestações históricas. Assume-se o materialismohistórico-dialético como opção teórico-metodológica para analisar a totalidade histórica e dialéticadagestão tecnocrática e empresarial empregada nas EEEP e evidenciar os mecanismosdatecnocracia que operam e regem as escolas secundárias conforme os imperativos ideológicosdo empresariado. Ao assumir natureza qualitativa, com uso de dados empíricos, documentaise estatísticos, adota a pesquisa bibliográfica com a exploração do campo de investigaçãoparaapreensão do objeto e suas múltiplas determinações. Com base nas sucessivas aproximaçõesdo objeto, as categorias analíticas reprodução, gestão da Educação e tecnocraciasãoassumidas como ferramentas teóricas para apreender o objeto e suas determinações. Juntoàanálise documental e dados estatísticos, o itinerário metodológico assumiu comocampoempírico as EEEP do Ceará. Como resultados da investigação, afirma: a) o governodoCearáe os empresários atuam e operam a política de educação profissional no estado, tendocomobraço o ICE, da empresa Odebrecht, e o Instituto Unibanco; b) a Odebrecht forneceosprincípios conceituais da gestão empresarial e o Instituto Unibanco fornece as plataformasdegerenciamento e controle sobre o planejamento, a direção e a operacionalização das escolas; c)as escolas de Ensino Médio profissional do Ceará têm sido geridas sob a perspectiva gerencial,empresarial e tecnocrática; d) a Política de Educação Profissional do Ceará reproduzasdualidades estruturais pela articulação histórica entre velhas e novas oligarquias paraodirecionamento cultural, educacional e político do estado; e) existe umpadrão de reproduçãoda gestão tecnocrática e empresarial nas escolas de educação profissional do Ceará, queseexpressa sob três perspectivas: reprodução ideológico-curricular, reprodução ideológico-empreendedora e reprodução ideológico-empresarial.
Abstract: The thesis chose as its object of investigation the technocratic and business management inthe State Schools of Professional Education (SSPE) of Ceará between the period2008and2023. Part of the problem: businesspeople, foundations, private institutes, All for Educationand governors, have worked through articulations to direct the elaboration, executionandmanagement of policies for basic education in Ceará. Its main objective is toanalyzetechnocratic and business management in public Integrated High Schools in Cearáandunderstand how the mechanisms of technocracy have governed the management, organizationand curricular architecture processes of these schools to consolidate a technocraticreproduction pattern. -business. It asks: what assumptions and explicit intentionsofbusinesspeople and governors support a technocratic management pattern for Ceará'sprofessional education policy between 2008 and 2023? Are the actions, intentionsandpurposes of the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) and InstitutoUnibancolinked to the theory of human capital? Can it be said that there is a pattern of reproductionoftechnocratic and business management in professional high schools in Ceará?Thisinvestigation starts from the real, from the real conditions of presentation of the object to,through abstraction, grasp its historical manifestations. Historical-dialectical materialismisassumed as a theoretical-methodological option to analyze the historical anddialecticaltotality of the technocratic and business management employed in EEEP and to highlight themechanisms of technocracy that operate and govern secondary schools accordingtotheideological imperatives of the business community. By assuming a qualitative nature, usingempirical, documentary and statistical data, it adopts bibliographic researchwiththeexploration of the field of investigation to understand the object and its multipledeterminations. Based on successive approaches to the object, the analytical categoriesreproduction, Education management and technocracy are assumed as theoretical toolstounderstand the object and its determinations. Along with documentary analysis andstatisticaldata, the methodological itinerary assumed the SSPE of Ceará as its empirical field. As resultsof the investigation, it states: a) the government of Ceará and businesspeople act andoperatethe professional education policy in the state, with ICE, from the company Odebrecht, andInstituto Unibanco as their arms; b) Odebrecht provides the conceptual principles of businessmanagement and Instituto Unibanco provides the management and control platforms overtheplanning, direction and operationalization of schools; c) professional high schools inCearáhave been managed from a managerial, business and technocratic perspective; d) Ceará'sProfessional Education Policy reproduces structural dualities through the historicalarticulation between old and new oligarchies for the cultural, educational andpoliticaldirection of the state; e) there is a pattern of reproduction of technocratic andbusinessmanagement in professional education schools in Ceará, which is expressed fromthreeperspectives: ideological-curricular reproduction, ideological-entrepreneurial reproductionand ideological-business reproduction.
Resumen: La tesis eligió como objeto de investigación la gestión tecnocrática y empresarial enlasEscuelas Estatales de Educación Profesional (EEEP) de Ceará entre 2008 y 2023. Partedelproblema: empresarios, fundaciones, institutos privados, Todos por la Educaciónygobernadores, han trabajado a través de articulaciones para orientar la elaboración, ejecucióny gestión de políticas para la educación básica en Ceará. Su principal objetivo es analizarlagestión tecnocrática y empresarial en las escuelas secundarias públicas integradas deCearáycomprender cómo los mecanismos de la tecnocracia han gobernado los procesos degestión,organización y arquitectura curricular de estas escuelas para consolidar unpatróndereproducción tecnocrático-empresarial.. Se pregunta: ¿Qué supuestos e intenciones explícitasde empresarios y gobernadores sustentan un patrón de gestión tecnocrático de la políticadeeducación profesional de Ceará entre 2008 y 2023? ¿Las acciones, intenciones ypropósitosdel Instituto de Corresponsabilidad Educativa (ICE) y del Instituto Unibanco estánvinculadosa la teoría del capital humano? ¿Se puede decir que existe un patrón de reproduccióndelagestión tecnocrática y empresarial en las escuelas secundarias profesionales de Ceará?Estainvestigación parte de lo real, de las condiciones reales de presentación del objetopara, através de la abstracción, captar sus manifestaciones históricas. El materialismohistórico-dialéctico se asume como una opción teórico-metodológica para analizar la totalidadhistóricay dialéctica de la gestión tecnocrática y empresarial empleada en la EEEP y resaltarlosmecanismos de tecnocracia que operan y gobiernan las escuelas secundarias segúnlosimperativos ideológicos del empresariado. Al asumir un carácter cualitativo, utilizandodatosempíricos, documentales y estadísticos, adopta la investigación bibliográficaconlaexploración del campo de investigación para comprender el objeto y sus múltiplesdeterminaciones. A partir de sucesivos acercamientos al objeto, se asumen las categoríasanalíticas reproducción, gestión educativa y tecnocracia como herramientas teóricasparacomprender el objeto y sus determinaciones. Junto con el análisis documental ydatosestadísticos, el itinerario metodológico asumió como campo empírico las EEEPdeCeará.Como resultados de la investigación, señala: a) el gobierno de Ceará y los empresarios actúany operan la política de formación profesional en el estado, teniendo como brazos el ICE, delaempresa Odebrecht, y el Instituto Unibanco; b) Odebrecht proporciona los principiosconceptuales de la gestión empresarial y el Instituto Unibanco proporciona las plataformasdegestión y control sobre la planificación, dirección y operacionalización de las escuelas; c)lasescuelas secundarias profesionales en Ceará han sido gestionadas desde una perspectivaempresarial, empresarial y tecnocrática; d) la Política de Educación Profesional deCearáreproduce dualidades estructurales a través de la articulación histórica entre viejas ynuevasoligarquías para la dirección cultural, educativa y política del Estado; e) existe unpatróndereproducción de la gestión tecnocrática y empresarial en las escuelas de educaciónprofesionalde Ceará, que se expresa desde tres perspectivas: reproducción ideológico-curricular,reproducción ideológico-emprendedora y reproducción ideológico-empresarial.
Résumé: La thèse a choisi comme objet d'investigation la gestion technocratique et commercialedansles Écoles Publiques de Formation Professionnelle (EPFP) du Ceará entre 2008 et 2023. Unepartie du problème: les hommes d'affaires, les fondations, les instituts privés, Tout pourl'éducation et les gouverneurs, ont travaillé à travers articulations pour diriger l’élaboration,l’exécution et la gestion des politiques d’éducation de base au Ceará. Son objectif principalest d'analyser la gestion technocratique et commerciale dans les lycées publics intégrésduCeará et de comprendre comment les mécanismes de la technocratie ont régi les processusdegestion, d'organisation et d'architecture curriculaire de ces écoles pour consolider unmodèlede reproduction technocratique-entreprise. La question se pose: quelles hypothèsesetintentions explicites des hommes d'affaires et des gouverneurs soutiennent un modèledegestion technocratique pour la politique de formation professionnelle du Ceará entre2008et2023 ? Les actions, intentions et objectifs de l’Institut de coresponsabilité pour l’éducation(ICE) et de l’Instituto Unibanco sont-ils liés à la théorie du capital humain ? Peut-ondirequ’ilexiste un modèle de reproduction de la gestion technocratique et commerciale dans les lycéesprofessionnels du Ceará ? Cette investigation part du réel, des conditions réellesdeprésentation de l'objet pour, par l'abstraction, en saisir les manifestations historiques. Lematérialisme historico-dialectique est considéré comme une option théorico-méthodologiquepour analyser la totalité historique et dialectique de la technocratie et de la gestion d'entrepriseemployée dans l'EEEE et pour mettre en évidence les mécanismes de la technocratiequifonctionnent et gouvernent les écoles secondaires selon les impératifs idéologiques dumondedes affaires. En assumant un caractère qualitatif, en utilisant des données empiriques,documentaires et statistiques, il adopte la recherche bibliographique avec l'explorationduchamp d'investigation pour comprendre l'objet et ses multiples déterminations. Àpartird'approches successives de l'objet, les catégories analytiques reproduction, gestiondel'éducation et technocratie sont assumées comme des outils théoriques pour comprendrel'objet et ses déterminations. À côté de l'analyse documentaire et des données statistiques,l'itinéraire méthodologique a pris comme champ empirique les EPFP du Ceará. Commerésultat de l'enquête, il indique: a) le gouvernement du Ceará et les hommes d'affaires agissentet gèrent la politique de formation professionnelle dans l'État, avec comme bras armésl'ICE,de l'entreprise Odebrecht, et l'Instituto Unibanco; b) Odebrecht fournit les principesconceptuels de la gestion d'entreprise et l'Instituto Unibanco fournit les plateformes degestionet de contrôle de la planification, de la direction et de l'opérationnalisation des écoles; c)leslycées professionnels du Ceará ont été gérés dans une perspective managériale, commercialeet technocratique; d) La politique de formation professionnelle du Ceará reproduit les dualitésstructurelles à travers l'articulation historique entre les anciennes et les nouvelles oligarchiespour la direction culturelle, éducative et politique de l'État; e) il existe un modèledereproduction de la gestion technocratique et commerciale dans les écoles de formationprofessionnelle du Ceará, exprimé sous trois angles: reproduction idéologique et curriculaire;reproduction idéologique et entrepreneuriale; et la reproduction idéologique et commerciale.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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