Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Guilherme Souza | - |
dc.contributor.author | Bastos, Lucas de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T19:37:12Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T19:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Lucas de Moraes. Deep IRT: an application of deep learning methods to Item Response Theory. 2024. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51120 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou um novo método para a estimação do nível de conhecimento de alunos,
no contexto de TRI para estimação da habilidade latente, o que foi feito ao criar um modelo
de redes neurais capaz de utilizar algoritmos de aprendizado de máquina a fim de estimar os
parâmetros do ML3. Essa rede foi aplicada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),
resultando em estimativas mais precisas do que alcançado por métodos tradicionais. Também
faz parte do escopo deste trabalho a replicação dos métodos oficiais de correção e atribuição de
notas aos alunos em uma linguagem aberta.
O trabalho é introduzido por uma contextualização do que é o Exame Nacional do Ensino
Médio, destacando sua relevância para a população e para a educação do país. Os métodos
utilizados na correção desse exame são indicados, com observações acerca de suas limitações
intrínsecas. Então, métodos de inteligência artificial são ilustrados, demonstrando sua abrangência e grande utilidade, e, em sequência, a utilização desses métodos em Teoria de Resposta ao
Item, na área que está sendo denominada TRI Profunda, sendo este trabalho uma expansão dos
modelos atualmente disponíveis e sua aplicação aos dados do Enem.
Em seguida, a revisão de literatura busca cadenciar o surgimento da TRI Profunda, tratando inicialmente da própria TRI e de redes neurais profundas, para mostrar como o modelo tradicional de 3 parâmetros (ML3) pode ser escrito como uma rede neural. Então, é mostrado
sucintamente o modelo de TRI Profunda de Tsutsumi et. al (2021) e o que seriam positional
encoders, método utilizado mais à frente. Ainda como parte da revisão, são resumidas informações sobre o método de estimação utilizado pelo Inep e sobre as bases de dados disponibilizadas publicamente e que foram o escopo de análise deste trabalho.
O Capítulo seguinte apresenta os dois métodos propostos para tratar dados binários originados de respostas de alunos a um teste: ML3 Raso (Shallow 3PL) e ML3 Profundo (Deep 3PL),
buscando extender os modelos previamente revisados, especialmente no caso deste último, que
se deriva mais diretamente do modelo de Tsutsumi et al. (2021). Os modelos utilizam estratégias diferentes para lidar com o grande volume de dados de entrada, um com camadas de
embedding e o outro com positional encoders.
A Aplicação inicialmente descreve os passos percorridos neste trabalho, desde o tratamento
da base de dados, indicando os softwares e métodos utilizados. Então são apresentados os resultados, primeiramente comparando o alcançado pelo Inep utilizando o software proprietário
BILOG e sua replicação no mirt, pacote de TRI disponível no R. Estes resultados são então
comparados aos modelos propostos, destacando-se a performance do modelo ML3 Raso, mais
preciso (com o menor EQM e perda) e maior verossimilhança das probabilidades de acerto
estimadas às respostas empíricas. Os resultados alcançados em lingaguem aberta também indicam performance superior, apesar da falta de informações divulgadas sobre o método oficial
de estimação.
Por fim, esses resultados são sintetizados na Conclusão, com sugestões para trabalhos futuros, destacando-se a fixação dos parâmetros dos itens na estimação das habilidades dos alunos.
Assim a estimação das notas poderá ser feita pelo algoritmo Adam, muito mais parcimonioso,
em vez das aproximações e integrações (Quadratura Gaussiana) do algoritmo EM utilizado.
Dessa forma, apresenta-se uma alternativa que poderia contribuir com o trabalho atualmente
feito pelo Inep, tanto na questão da transparência do cálculo das notas dos alunos, como na simplicidade e maior confiabilidade da estimação conduzida pela rede neural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Deep IRT : an application of deep learning methods to Item Response Theory | pt_BR |
dc.title.alternative | TRI Profundo : uma aplicação de métodos de redes neurais profundas à Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria de resposta ao item (TRI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes neurais profundas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to provide a new method for the estimation of examinees’ abilities in the
IRT context, which was done by designing a novel neural network capable of using machine
learning algorithms to estimate the 3PL IRT model parameters. This network was applied to
Brasil’s National High School Exam (Enem), yielding more accurate estimates than the traditional methods. It is also in the scope of this work to replicate the official methods used in the
evaluation of students’ grades in an open software. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estatística (IE EST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estatística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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