Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Felipe Rodrigues da | pt_BR |
dc.contributor.author | Paraizo, Rodrigo Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T16:39:45Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T16:39:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | PARAIZO, Rodrigo Lima. Legislação e Formação do Atleta no Brasil: Análise das Políticas Públicas Internacionais e perspectivas para o Contexto Brasileiro. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50998 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação esportiva demanda dedicação intensa, envolvendo treinos rigorosos, competições, viagens e reabilitação, muitas vezes à custa do convívio social (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Conciliar essa rotina com estudos ou trabalho é um desafio, dando origem ao conceito de dupla carreira (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; COMISSÃO EUROPEIA, 2012). Para o estudante-atleta, manter o equilíbrio entre estudos, treinos e competições é essencial, especialmente diante das possíveis transições turbulentas, como lesões, aposentadorias inesperadas ou desistência da prática esportiva de alto rendimento (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA, 2020). Este estudo teve como objetivo caracterizar e analisar as principais políticas públicas destinadas a apoiar a permanência desses estudantes-atletas no esporte e no desenvolvimento educacional. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa exploratória, examinamos documentos legais e revisamos artigos científicos para apresentar um panorama histórico e legal da dupla carreira do estudante-atleta. Concluímos que, apesar das significativas mudanças no mercado de trabalho do atleta brasileiro, promovidas pela Lei Geral do Esporte, ainda persistem lacunas e desafios decorrentes da não revogação da Lei Pelé. Além disso, embora haja avanços nas políticas públicas internacionais, é fundamental considerar aspectos culturais, de gênero e físicos para aprimorar essas políticas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Legislação e formação do atleta no Brasil : análise das Políticas Públicas Internacionais e perspectivas para o contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dupla carreira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - esportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes - legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes atletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atletas - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Sports training demands intense dedication, involving rigorous training, competitions, travel and rehabilitation, often at the expense of social interaction (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Reconciling this routine with studies or work is a challenge, giving rise to the concept of dual careers (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; EUROPEAN COMMISSION, 2012). For the student-athlete, maintaining a balance between studies, training and competitions is essential, especially in the face of possible turbulent transitions, such as injuries, unexpected retirements or giving up high-performance sports (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA, 2020). This study aimed to characterize and analyze the main public policies aimed at supporting the permanence of these student-athletes in sport and educational development. Using an exploratory qualitative methodological approach, we examined legal documents and reviewed scientific articles to present a historical and legal overview of the student-athlete's dual career. We conclude that, despite the significant changes in the Brazilian athlete's job market, promoted by the General Sports Law, gaps and challenges still persist resulting from the non-repeal of the Pelé Law. Furthermore, although there are advances in international public policies, it is essential to consider cultural, gender and physical aspects to improve these policies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El entrenamiento deportivo exige una dedicación intensa, que implica entrenamientos rigurosos, competiciones, viajes y rehabilitación, muchas veces a expensas de la interacción social (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Conciliar esta rutina con los estudios o el trabajo es un desafío, dando lugar al concepto de carrera dual (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; COMISIÓN EUROPEA, 2012). Para el estudiante-deportista mantener un equilibrio entre estudios, entrenamientos y competiciones es fundamental, especialmente ante posibles transiciones turbulentas, como lesiones, retiros inesperados o abandono de deportes de alto rendimiento (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA , 2020). Este estudio tuvo como objetivo caracterizar y analizar las principales políticas públicas orientadas a apoyar la permanencia de estos estudiantes-deportistas en el deporte y el desarrollo educativo. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo exploratorio, examinamos documentos legales y revisamos artículos científicos para presentar un panorama histórico y legal de la doble carrera del estudiante-atleta. Concluimos que, a pesar de los cambios significativos en el mercado laboral del deportista brasileño, promovidos por la Ley General del Deporte, aún persisten vacíos y desafíos derivados de la no derogación de la Ley Pelé. Además, aunque hay avances en las políticas públicas internacionales, sí. Es fundamental considerar aspectos culturales, de género y físicos para mejorar estas políticas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|