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Título: “Senhoras e senhores, ponham a mão no chão” : representações de gênero nas culturas infantis por meio do desenho
Autor(es): Ferreira, Higor Ramos
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Desenho infantil
Desenho infantil
Questões de gênero
Sociologia da infância
Data de publicação: 19-Nov-2024
Referência: FERREIRA, Higor Ramos. “Senhoras e senhores, ponham a mão no chão” : representações de gênero nas culturas infantis por meio do desenho. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa, em nível de mestrado, evidencia as representações sociais de gênero nas culturas infantis por meio do desenho. O objetivo do estudo foi analisar as representações de gênero nas brincadeiras que meninas e meninos retrataram nos desenhos produzidos a partir de pesquisas que compõem a coleção do grupo Imagem. O referencial teórico, à luz do campo dos Estudos Sociais da Infância, expressa os elementos necessários para identificar as crianças que brincam, desenham, expõem anseios e questionamentos. A partir da coleção de desenhos infantis do Imagem, com o total de 27 trabalhos acadêmicos, entrevistas semiestruturadas e aproximadamente 2.500 desenhos das crianças de diversos tempos e espaços, realizou-se uma pesquisa documental de natureza qualitativa, por meio de um recorte de 3 conjuntos da coleção com a temática de brincadeiras preferidas na escola, que totalizou 68 desenhos. Em seguida, foram descritas e analisadas as brincadeiras das crianças, categorizadas em tradicionais, esportivas e midiáticas. Analisados os desenhos das brincadeiras, identificou-se que os piques são os tipos preferidos dos meninos e das meninas, seguidos do futebol, eleito pelos meninos, e a dança, preferida das meninas. As brincadeiras tradicionais como piques e pular-corda, potencializam um brincar integrado das meninas e dos meninos, sem segregação e exclusão de gênero. Desse modo, os desenhos das brincadeiras tradicionais ilustraram a experiência de convívio entre os meninos e as meninas. Tanto nas esportivas, como a queimada mista, como nas midiáticas notou-se uma interação entre os gêneros, o que pode contribuir com a discussão sobre a heteronormatividade imposta desde a infância e confrontar os preceitos de gênero vivenciados na escola. Por meio dos desenhos também foi possível fortalecer a compreensão das culturas infantis em que as crianças criam, dão novos significados e compartilham brincadeiras entre os pares.
Abstract: This research at the master’s level shows the social representations of gender in children’s cultures through drawing. The objective of the study was to analyze the representations of gender in the games that girls and boys portrayed in the drawings produced from research that make up the collection of the Imagem group. The theoretical framework, in the light of the field of Childhood Studies, expresses the elements necessary to identify children who play, draw, expose desires and questions. From the collection of children’s drawings of the Image, with a total of 27 academic works, semi-structured interviews and approximately 2,500 drawings of children from different times and spaces, a documentary research of a qualitative nature was carried out, 3 sets of the collection with the theme of favorite games at school, which totaled 68 drawings. Then, children’s games were described and analyzed, categorized into traditional, sports and media. After analyzing the drawings of the games, it was identified that the pikes are the preferred types of boys and girls, followed by football, elected by boys, and the dance, preferred by girls. Traditional games such as pikes and jump-rope, enhance an integrated play of girls and boys, without segregation and gender exclusion. Thus, the drawings of traditional games illustrated the experience of conviviality between boys and girls. Both in sports, as the mixed burning, as in the media noticed an interaction between genders, which can contribute to the discussion about the heteronormativity imposed since childhood and confront the gender precepts experienced in school. Through the drawings it was also possible to strengthen the understanding of children’s cultures in which children create, give new meanings and share games between peers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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