Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50824
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MilenaOliveira_DISSERT.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As contribuições da pedagogia Waldorf para a educação da sensibilidade na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Milena
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Arte - estudo e ensino
Educação infantil
Pedagogia Waldorf
Educação da sensibilidade
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: OLIVEIRA, Milena. As contribuições da pedagogia Waldorf para a educação da sensibilidade na educação infantil. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A educação infantil se constitui como espaço legítimo de educação da criança pequena, porém, muitas vezes, as suas práticas são centradas no desenvolvimento cognitivo e no adiantamento de práticas e comportamentos referentes ao ensino fundamental, não se respeitando a criança com suas peculiaridades e modos de aprender, bem como subjugando o papel do fazer artístico e da sensibilidade na educação. O encontro com uma pedagogia que valoriza todas as formas de expressão artística e destaca seu potencial para a formação integral da criança, nos leva até esse trabalho. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral sistematizar as experiências pedagógicas relacionadas à organização dos tempos e espaços, além do trabalho com cores e aquarela, característicos da pedagogia waldorf, realizados em uma sala de jardim da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para tal fez-se necessário fazer um levantamento bibliográfico, que revelou ser este um campo de pesquisa pouco explorado e que apresenta uma escassez de material publicado. O referencial teórico utilizado buscou apresentar a noção de descoberta da infância, bem como as mudanças ocorridas nas concepções de criança e infância ao longo do tempo. Buscou ainda tratar da educação da criança pequena, apontando para o surgimento das instituições destinadas à escolarização e suas mudanças. Explorou-se ainda a constituição de ser humano segundo a antroposofia, base filosófica que sustenta a pedagogia Waldorf, o desenvolvimento infantil e o contexto no qual se dá o surgimento da educação infantil nessa perspectiva educacional, bem como algumas características dos jardins de infância Waldorf. A educação da sensibilidade foi discutida a partir de diversos autores, na busca de estabelecer uma troca entre os saberes acadêmicos e aqueles que fundamentam a pedagogia Waldorf. Como procedimento metodológico foi utilizado a sistematização de experiências da pedagogia Waldorf, realizadas com uma turma de educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, anotações, registros fotográficos e filmagens. A análise das experiências e a discussão dos resultados a partir do referencial teórico apresentado, demonstraram que o organização dos tempos e espaços, bem como o trabalho com cores e aquarela analisados a partir do referencial da pedagogia Waldorf, se mostraram aliados na construção de uma educação infantil mais sensível, pois esta além de valorizar a experiência artística, compreende a criança como um ser dotado de diversas dimensões que precisam ser igualmente valorizadas, cuidadas e educadas na escola desde a primeira infância.
Abstract: Early childhood education constitutes a legitimate space for the education of young children; however, its practices are often centered on cognitive development and the advancement of practices and behaviors related to elementary education, not respecting the child with their peculiarities and ways of thinking. learning, as well as subduing the role of artistic making and sensitivity in education. The encounter with a pedagogy that values all forms of artistic expression and highlights their potential for the integral formation of children, leads us to this work. The general objective of this research is to systematize pedagogical experiences related to the organization of time and space, in addition to work with colors and watercolor, characteristic of Waldorf pedagogy, carried out in a garden room in the public education system of the Federal District. To this end, it was necessary to carry out a bibliographical survey, which revealed that this is a field of research that has been little explored and has a scarcity of published material. The theoretical framework used sought to present the notion of discovering childhood, as well as the changes that occurred in the conceptions of children and childhood over time. It also sought to address the education of young children, pointing to the emergence of institutions designed for schooling and their evolution. The constitution of the human being according to anthroposophy, the philosophical basis that supports Waldorf pedagogy, child development and the context in which early childhood education emerges from this educational perspective, as well as some characteristics of Waldorf kindergartens, were also explored. The education of sensitivity was discussed from several authors, in the attempt to establish an exchange between academic knowledge and that which underpins Waldorf pedagogy. As a methodological procedure, we used the systematization of Waldorf pedagogy experiences, carried out with an early childhood education class from the public school system in the Federal District. Data collection was carried out through observation, notes, photographic records, and filming. The analysis of the experiences and the discussion of the results based on the theoretical framework presented, demonstrated that the organization of times and spaces, as well as the work with colors and watercolor analyzed from the framework of Waldorf pedagogy, proved to be allies in the construction of an education more sensitive child, as in addition to valuing the artistic experience, it understands the child as a being endowed with different dimensions that need to be equally valued, cared for and educated at school from early childhood.
Resumen: La educación infantil constituye un espacio legítimo para la educación de los niños pequeños, sin embargo, sus prácticas muchas veces se centran en el desarrollo cognitivo y el avance de prácticas y conductas relacionadas con la educación primaria, no respetando al niño con sus peculiaridades y formas de aprender. así como someter el papel de la creación artística y la sensibilidad en la educación. El encuentro con una pedagogía que valora todas las formas de expresión artística y resalta sus potencialidades para la formación integral de los niños, nos conduce a este trabajo. El objetivo general de esta investigación es sistematizar experiencias pedagógicas relacionadas con la organización del tiempo y el espacio, además del trabajo con colores y acuarela, característico de la pedagogía Waldorf, realizado en un salón jardín del sistema de educación pública del Distrito Federal. Para ello fue necesario realizar un levantamiento bibliográfico, el cual reveló que se trata de un campo de investigación poco explorado y con escasez de material publicado. El marco teórico utilizado buscó presentar la noción de descubrimiento de la infancia, así como los cambios ocurridos en las concepciones de infancia y niñez a lo largo del tiempo. También buscó abordar la educación de los niños pequeños, señalando el surgimiento de instituciones diseñadas para la escolarización y su evolución. También se exploró la constitución del ser humano según la antroposofía, las bases filosóficas que sustentan la pedagogía Waldorf, el desarrollo infantil y el contexto en el que surge la educación infantil desde esta perspectiva educativa, así como algunas características de las guarderías Waldorf. La educación de la sensibilidad fue discutida desde varios autores, en el intento de establecer un intercambio entre el conocimiento académico y el que sustenta la pedagogía Waldorf. Como procedimiento metodológico se utilizó la sistematización de experiencias de pedagogía Waldorf, realizadas con una clase de educación infantil del sistema escolar público del Distrito Federal. La recolección de datos se realizó a través de observación, notas, registros fotográficos y filmaciones. El análisis de las experiencias y la discusión de los resultados a partir del marco teórico presentado, demostró que la organización de tiempos y espacios, así como el trabajo con colores y acuarela analizados desde el marco de la pedagogía Waldorf, resultaron aliados en la construcción de una educación infantil más sensible, ya que además de valorar la experiencia artística, entiende al niño como un ser dotado de diferentes dimensiones que necesita ser igualmente valorado, cuidado y educado en la escuela desde la primera infancia.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.