Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Fernanda Rosas Pereira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-16 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Fernanda Rosas Pereira de. "A caneta é mais leve que a enxada": relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campo. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50819 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca experimentar as contribuições teóricas da Educação do Campo, em
especial o trabalho como princípio educativo, no desenvolvimento de uma prática
artística: a pintura de um mural. Faz uma revisão bibliográfica sobre Educação do
Campo: procura compreender seus pressupostos teóricos e matrizes formativas, assim
como a relação entre trabalho e escola do campo. Investiga, através da literatura, o
reflexo prático da Educação do Campo no ensino de arte em diferentes contextos,
articulando esta bibliografia com pensadoras como Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower
e Paulo Freire. Por fim, utiliza a pesquisa-ação, dentre outras técnicas, para elaborar e
executar uma sequência didática para a pintura do mural e analisa a repercussão da
prática na percepção e no cotidiano dos estudantes do Centro Educacional Carlos
Ramos Mota, localizado na área rural de Sobradinho, no Distrito Federal. Através de
uma avaliação conjunta com os educandos, constata a validade do processo criativo
coletivo e o aprendizado de uma nova forma de se organizar para o trabalho, no
caminho da auto-organização, além de outros aprendizados, referentes ao ensino de arte
e a aspectos formativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | "A caneta é mais leve que a enxada" : relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Muralismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to experiment with contributions to the theories of Rural Education, in
particular work as an educational principle, in the development of an artistic practice:
painting a mural. It carries out a bibliographical review on Rural Education: try to
understand its theoretical assumptions and training matrices, as well as the relationship
between work and rural schools. Investigates, through literature, the practical reflection
of Rural Education in the teaching of art in different contexts, articulating this
bibliography with thinkers such as Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower and Paulo Freire.
Finally, it uses action research, among other techniques, to develop and execute a
didactic sequence for painting the mural and analyzes the impact of the practice on the
perception and daily lives of students at Centro Educacional Carlos Ramos Mota,
located in the rural area of Sobradinho in the Federal District. Through a joint
assessment with the students, the validity of the collective creative process and the
learning of a new way of organizing oneself for work, on the path to self-organization,
are verified, in addition to other learning related to the teaching of art and to training
aspects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|