Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50819
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FernandaRosasPereiraDeAraujo_DISSERT.pdf79,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canovapt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Fernanda Rosas Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:06Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:06Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2023-12-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Fernanda Rosas Pereira de. "A caneta é mais leve que a enxada": relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campo. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50819-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca experimentar as contribuições teóricas da Educação do Campo, em especial o trabalho como princípio educativo, no desenvolvimento de uma prática artística: a pintura de um mural. Faz uma revisão bibliográfica sobre Educação do Campo: procura compreender seus pressupostos teóricos e matrizes formativas, assim como a relação entre trabalho e escola do campo. Investiga, através da literatura, o reflexo prático da Educação do Campo no ensino de arte em diferentes contextos, articulando esta bibliografia com pensadoras como Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower e Paulo Freire. Por fim, utiliza a pesquisa-ação, dentre outras técnicas, para elaborar e executar uma sequência didática para a pintura do mural e analisa a repercussão da prática na percepção e no cotidiano dos estudantes do Centro Educacional Carlos Ramos Mota, localizado na área rural de Sobradinho, no Distrito Federal. Através de uma avaliação conjunta com os educandos, constata a validade do processo criativo coletivo e o aprendizado de uma nova forma de se organizar para o trabalho, no caminho da auto-organização, além de outros aprendizados, referentes ao ensino de arte e a aspectos formativos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"A caneta é mais leve que a enxada" : relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMuralismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to experiment with contributions to the theories of Rural Education, in particular work as an educational principle, in the development of an artistic practice: painting a mural. It carries out a bibliographical review on Rural Education: try to understand its theoretical assumptions and training matrices, as well as the relationship between work and rural schools. Investigates, through literature, the practical reflection of Rural Education in the teaching of art in different contexts, articulating this bibliography with thinkers such as Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower and Paulo Freire. Finally, it uses action research, among other techniques, to develop and execute a didactic sequence for painting the mural and analyzes the impact of the practice on the perception and daily lives of students at Centro Educacional Carlos Ramos Mota, located in the rural area of Sobradinho in the Federal District. Through a joint assessment with the students, the validity of the collective creative process and the learning of a new way of organizing oneself for work, on the path to self-organization, are verified, in addition to other learning related to the teaching of art and to training aspects.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.