Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villas Bôas, Rafael Litvin | pt_BR |
dc.contributor.author | Alexandrino, Diego Wannucci Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRINO, Diego Wannucci Souza. Teatro na escola: uma trajetória de protagonismo e construção de uma práxis docente no grupo teatral noigandres. 2023. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50817 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma reflexão e análise sobre o teatro desenvolvido no
contexto escolar a partir das minhas vivências, experiências, formação e trajetória
como estudante e diretor do Grupo Teatral Noigandres. Utilizando uma abordagem
qualitativa e uma estratégia metodológica centrada na etnografia, autoetnografia e
análise de conteúdo, o objetivo foi verificar se o teatro na escola, desenvolvido por
intermédio da formação de coletivos teatrais, pode contribuir para o desenvolvimento
do protagonismo juvenil dos estudantes e na construção de uma práxis docente cênica
do educador/diretor. Para isso, apresento o papel da arte e do teatro no contexto
educacional, ressaltando a necessidade de resgatar a fruição estética, o estímulo do
desenvolvimento humano e uma prática artística mais ativista no processo de ensinoaprendizagem. O estudo resgata aspectos da história da Região Administrativa do
Cruzeiro como território multicultural, a trajetória do Grupo Teatral Noigandres, suas
abordagens pedagógicas/metodológicas, contribuições para o desenvolvimento do
protagonismo estudantil e seu papel transformador na vida de outros participantes.
Destaco ainda a importância do Festival de Teatro na Escola na minha formação, de
outros jovens e no fortalecimento do teatro amador no Distrito Federal. Esta pesquisa
busca fortalecer a importância da formação integral na prática artística dos coletivos
teatrais estudantis, tendo em vista o protagonismo juvenil como foco pedagógico e os
trabalhos de autores como Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin, Bertolt Brecht
e Jerzy Grotowski como base metodológica para a construção de uma práxis docente
cênica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro na escola : uma trajetória de protagonismo e construção de uma práxis docente no Grupo Teatral Noigandres | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents a reflection and analysis of theater developed in the
school context based on my experiences, training and trajectory as a student and
director of the Noigandres Theater Group. Using a qualitative approach and a
methodological strategy centered on ethnography, autoethnography and content
analysis, the objective was to verify if theater in school, developed through the
formation of theatrical collectives, can contribute to the development of student youth
protagonism and in the construction of a scenic teaching praxis of the
educator/director. For this, I present the role of art and theater in the educational
context, highlighting the need to rescue aesthetic enjoyment, stimulate human
development and a more activist artistic practice in the teaching-learning process. The
study rescues aspects of the history of the Administrative Region of Cruzeiro as a
multicultural territory, the trajectory of the Noigandres Theater Group, its
pedagogical/methodological approaches, contributions to the development of student
leadership, and its transformative role in the lives of other participants. I also highlight
the importance of the School Theater Festival in my education, that of other young
people, and in strengthening amateur theater in the Federal District. This research
seeks to strengthen the importance of integral formation in the artistic practice of
student theatrical collectives, with youth protagonism as a pedagogical focus and the
works of authors such as Augusto Boal, Olga Reverbel, Viola Spolin, Bertolt Brecht
and Jerzy Grotowski as a methodological basis for building a scenic teaching praxis. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|