Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz De Castillo Dourado | pt_BR |
dc.contributor.author | Maia, Thathyara Dantas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T20:52:52Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T20:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Thathyara Dantas. Minha casa não é mais a mesma: mudanças das dinâmicas familiares na perspectiva das crianças em processo de escolarização. 2024. 109f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50811 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As consequências da crise sanitária de COVID-19 sobre os processos psicológicos das pessoas
e seus modos de viver ainda são objeto de estudo pelas ciências sociais. Entretanto, uma revisão
bibliográfica narrativa, realizada para esta dissertação, aponta para a lacuna de trabalhos
relacionando as consequências advindas desse cenário para as crianças no ambiente escolar. O
presente trabalho utiliza o momento pós-pandêmico como linha temporal histórica para analisar
a relação casa – escola, com o objetivo de investigar as narrativas de crianças em relação às
reconfigurações familiares vivenciadas por elas em processos de escolarização, na perspectiva
de um grupo de cinco estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I, no retorno à escola
de forma presencial. Sob o olhar da Psicologia Cultural, o trabalho compreende família como
um ser coletivo que partilha experiências, signos e cultura a todo momento em contato com os
indivíduos — que, embora também façam parte desse sujeito coletivo, são subjetivos e
possuem outras aprendizagens fora do seu núcleo familiar. A pesquisa empírica utilizou uma
metodologia qualitativa, orientada pelos seguintes objetivos específicos: (1) Analisar as
informações fornecidas pela orientadora educacional e pela pedagoga do Serviço Especializado
de Apoio à Aprendizagem (SEAA); (2) Analisar as narrativas das crianças sobre suas
respectivas famílias, em situação de diálogo no grupo focal mediado pela leitura de livros
infantis previamente selecionados; (3) Investigar a(s) relação(ões) entre as mudanças nas
dinâmicas familiares e a vida escolar do grupo pesquisado. Foram realizadas sessões de grupo
focal com as crianças e entrevistas semiestruturadas com as pedagogas. Mediante a análise das narrativas na comunicação oral e escrita das crianças, os resultados indicam que é possível
identificar diferentes posicionamentos de si, e até significações divergentes entre irmãos acerca
da relação entre a experiência de ruptura familiar e a vivência escolar. Observou-se que as
reconfigurações familiares interferem com o rendimento escolar apenas em alguns casos. Em
outros, os processos socioemocionais implicados nas mudanças domésticas podem levar a
criança a se vincular à escola de variadas formas. Os resultados mostram a necessidade de
novas produções científicas que abordem o tema sendo capaz de compreender os novos
contextos vivenciados pelas famílias e crianças pós-pandemia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | keyword |
dc.subject | Escolas | keyword |
dc.subject | Família - relações | keyword |
dc.subject | Família | keyword |
dc.subject | Psicologia cultural | keyword |
dc.subject | Posicionamento de self | keyword |
dc.title | Minha casa não é mais a mesma: mudanças das dinâmicas familiares na perspectiva das crianças em processo de escolarização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The consequences of the COVID-19 health crisis on people’s psychological processes and
ways of living are still the subject of study by social sciences. However, a narrative
bibliographic review carried out for this dissertation points to a lack of work exposing the
consequences of this scenario for children in the school environment. This work focuses on the
post-pandemic moment as the historical timeline to analyze the home – school relationship,
investigating children’s narratives concerning the family reconfigurations they experienced
during schooling processes, from the points of view of a group of five students from the 3rd to
5
th year of elementary school, upon returning to school in person. From the perspective of
Cultural Psychology, the work understands family as a collective being that shares experiences,
signs, and culture at all times in contact with individuals — who, although they are part of this
collective subject, are also subjective beings and experience other types of learning outside the
family nucleus. The empirical research employed a qualitative methodology, guided by the
following specific objectives: (1) Analyze the information provided by the educational
counselor and the pedagogue from the Specialized Learning Support Service (SEAA); (2)
Analyze the children’s narratives about their respective families, in a dialogue situation in the
focus group mediated by the reading of previously selected children’s books; (3) Investigate
the relationship between changes in family dynamics and their effects on the school life of the
researched group. In addition to the children, the school’s educational advisor (OE) and the
pedagogue from the Specialized Learning Support Service (SEAA) participated in the field procedures. Focus group sessions were held with the children, and semi-structured interviews
were conducted with the pedagogues. Through the analysis of narratives in children’s oral and
written communication, the results allow us to identify different self-positionings and even
divergent meanings between siblings regarding the relationship between the experience of
family disruption and the school experience. It was observed that family reconfigurations
interfere with school performance only in some cases. In others, the socio-emotional processes
involved in domestic changes can lead the child to connect with school in different ways. The
results show the need for new scientific productions that address the topic, being able to
understand the new contexts experienced by families and children post-pandemic. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las consecuencias de la crisis sanitaria del COVID-19 en los procesos psicológicos de las
personas y sus formas de vida siguen siendo objeto de estudio por parte de las ciencias sociales.
Sin embargo, un estudio de revisión bibliográfica narrativa realizado para esta tesis, señala una
falta de trabajos que demuestren las consecuencias que se derivan de este escenario para los
niños en el ámbito escolar. Este trabajo utiliza el momento pospandemia como línea de tiempo
histórica para analizar la relación hogar – escuela, con el objetivo de investigar las narrativas
infantiles en relación a las reconfiguraciones familiares que vivieron durante sus procesos de
escolarización, desde la perspectiva de un grupo de cinco estudiantes de 3º a 5º año primarios,
al regresar presencialmente a la escuela. Desde la mirada de la Psicología Cultural, el trabajo
entiende a la familia como un ser colectivo que comparte en todo momento experiencias, signos
y cultura en contacto con los individuos — quienes, si bien forman parte de este sujeto
colectivo, también son subjetivos y experimentan otros aprendizajes fuera de su núcleo
familiar. La investigación empírica utilizó una metodología cualitativa, orientada por los
siguientes objetivos específicos: (1) Analizar la información ofrecida por la orientadora
educativa y la pedagoga del Servicio Especializado de Apoyo al Aprendizaje (SEAA); (2)
Analizar las narrativas de los niños sobre sus respectivas familias, en una situación de diálogo
en el grupo focal mediada por la lectura de libros infantiles previamente seleccionados; (3)
investigar la relación entre los cambios en la dinámica familiar y sus efectos en la vida escolar
del grupo investigado. Además de los niños, en los procedimientos de campo participaron la asesora educativa (OE) de la escuela y la pedagoga del Servicio Especializado de Apoyo al
Aprendizaje (SEAA). Se realizaron sesiones de grupos focales con los niños y entrevistas
semiestructuradas con los pedagogos. A través del análisis de narrativas en la comunicación
oral y escrita de los niños, los resultados permiten identificar diferentes posiciones del yo y
significados divergentes entre hermanos respecto de la relación entre la experiencia de ruptura
familiar y la experiencia escolar. Se observó que las reconfiguraciones familiares interfieren
en el desempeño escolar sólo en algunos casos. En otros, los procesos socioemocionales
involucrados en los cambios domésticos pueden llevar al niño a conectarse con la escuela de
diferentes maneras. Los resultados muestran la necesidad de nuevas producciones científicas
que aborden el tema, logrando comprender los nuevos contextos que viven las familias y los
niños pospandemia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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