Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50750
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_CiceroFelixDeSousa_TESE.pdf21,57 MBAdobe PDFView/Open
Title: Nasci, criei e tô aqui até hoje : as espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis (BA)
Authors: Sousa, Cícero Félix de
Orientador(es):: Veloso, Jorge das Graças
Assunto:: Etnocenologia
Catolicismo
Bahia (BA)
Issue Date: 29-Oct-2024
Citation: SOUSA, Cícero Félix de. Nasci, criei e tô aqui até hoje: as espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis (BA). 2024. 231 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024.
Abstract: Esta tese tem como propósito compreender como o Altar do Menino Deus e a Folia de Nossa Senhora do Livramento, manifestações sagracionais que acontecem há várias décadas no Jataí, comunidade rural de Canápolis, no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, Oeste da Bahia, têm resistido na contextualidade da região que se transformou em uma das mais recentes fronteiras agrícolas do Brasil. Reconhecidas pela Etnocenologia como fenômenos sociais extraordinários da cena contemporânea, essas manifestações são marcadas por resíduos do devocionário colonial português, pelas culturas afro-indígenas e constituem um espaço de socialização rural e de resistência cultural. Estruturada a partir da subjetividade existencial da rezadeira dona Pulu (“Nasci, criei e tô aqui até hoje”), esta tese faz uma abordagem transdisciplinar e cosmoperceptiva sobre essas tradições que transgridem a rotina do cotidiano rural do território com estéticas sonoras e visuais, reunindo gente de várias comunidades para celebrar a poíesis da fé, o estar juntos em festa e com o sagrado.
Abstract: This thesis aims to elucidate the resilience of the Altar do Menino Deus and the Folia de Nossa do Livramento, two sacred manifestations that have persisted for several decades in Jataí, a rural community in Canápolis (BA), located within the Identity Territory of Bacia do Rio Corrente, in the western region of Bahia. This region has recently emerged as one of Brazil's most prominent agricultural frontiers. These manifestations have been identified by ethnocenology as exceptional social phenomena in the contemporary era. They are characterized by the persistence of devotions associated with the Portuguese colonial era, as well as elements of Afro-indigenous cultures. They serve as a forum for rural socialization and cultural resistance. This thesis is structured from the existential subjectivity of the prayer woman Dona Pulu, who says: "I was born, I grew up, and I'm still here today". It adopts a transdisciplinary and cosmoperceptive approach to these traditions that transcend the routine of everyday rural life in the territory, using sound and visual aesthetics to bring together people from different communities to celebrate the poesis of faith, the value of togetherness in celebration, and the sacred.
Resumen: El objetivo de esta tesis es comprender cómo el Altar do Menino Deus y la Folia de Nossa Senhora do Livramento, manifestaciones sacras que tienen lugar desde hace varias décadas en Jataí, comunidad rural de Canápolis, en el Territorio de Identidad Bacia do Rio Corrente, al oeste de Bahía, que han resistido en el contexto de una región que se ha convertido en una de las más recientes fronteras agrícolas de Brasil. Reconocidas por la etnocenología como fenómenos sociales extraordinarios en la escena contemporánea, estas manifestaciones están marcadas por residuos de devociones coloniales portuguesas, culturas afroindígenas y constituyen un espacio de socialización rural y resistencia cultural. Estructurada a partir de la subjetividad existencial de la rezandera doña Pulu (“Nací, crecí y aún hoy estoy aquí”), esta tesis aborda de forma transdisciplinar y cosmoperceptiva estas tradiciones que transgreden la rutina de la vida rural cotidiana en el territorio con estéticas sonoras y visuales, reuniendo a personas de diversas comunidades para celebrar la poíesis de la fe, el estar juntos en la celebración y con lo sagrado.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50750/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.