http://repositorio.unb.br/handle/10482/50504
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LuanaHelenaDeOliveiraMartinsDeSouza_DISSERT.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mapeando a coerência : um método integrado de avaliação do processo de planejamento de transportes |
Autor(es): | Souza, Luana Helena de Oliveira Martins de |
Orientador(es): | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz |
Assunto: | Transportes - planejamento Planejamento urbano - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 2-Out-2024 |
Data de defesa: | 3-Jun-2024 |
Referência: | SOUZA, Luana Helena de Oliveira Martins de. Mapeando a coerência: um método integrado de avaliação do processo de planejamento de transportes. 2024. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo a análise do processo de planejamento de transportes adotado no Distrito Federal (DF), bem como a verificação da coerência entre os requisitos estabelecidos no plano urbano e as soluções especificadas no plano de transportes. Para tanto, foram examinados o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU) e as diretrizes contidas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). Orienta o estudo a seguinte questão: Como favorecer a integração entre o Plano de Transporte e o Plano Urbano, fazendo com que as soluções de transporte se mantenham compatíveis com as diretrizes urbanas? Os aspectos teóricos e metodológicos que amparam a pesquisa na resposta ao problema apresentado estão divididos em quatro etapas: revisão bibliográfica e documental; construção de check list, instrumento adotado para análise do processo de planejamento adotado no DF; estudo de caso, contemplando a aplicação do check list e a verificação da coerência entre os planos; e a comprovação ou refutação das hipóteses. A partir do estudo de caso foi possível identificar lacunas no processo de elaboração do PDTU, validando a adoção do check list como instrumento para análise de processos de planejamento, assim como evidenciar relações existentes entre o plano urbano e o plano de transportes. Os resultados obtidos demonstraram que a adoção de um modelo que integre as etapas de planejamento, traz recursos metodológicos que podem favorecer a efetividade das ações propostas no plano de transportes e tem o potencial de impactar significativamente sua integração com o plano urbano. |
Abstract: | This research analyzes the transport planning process adopted in the Distrito Federal (DF) and verifies the coherence between the requirements established in the urban plan and the solutions described in the transportation plan. For this purpose, the Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU) and the guidelines contained in the Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) were examined. The following question guides this study: How to promote integration between the Transportation Plan and the Urban Plan ensuring that transportation solutions remain compatible with urban guidelines? The theoretical and methodological aspects that support the research in addressing the presented problem are divided into four stages: bibliographical and documental review; construction of a checklist, analysis tool of the planning process adopted in the Distrito Federal; case study including the application of the checklist and verification of coherence between the plans; and confirmation or refutation of hypotheses. From the case study, it was possible to identify gaps in the process of elaborating the PDTU, validating the adoption of the checklist as a tool for analyzing planning processes, as well as to highlight existing relationships between the urban plan and the transportation plan. It is concluded that the adoption of a model that integrates planning stages brings methodological resources that can favor the effectiveness of the actions proposed in the transportation plan and has the potential to significantly impact its integration with the urban plan. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.