Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50501
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Brasília entre o real e a ficção : a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade
Auteur(s): Navarro, Luciana Jobim
Silva, Hiago Lacerda da
Mendonça, Mariana Carvalho
Lima, Samara Ramalho Menezes
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto:: Brasília (DF)
Fotografia
Mulheres
Date de publication: déc-2023
Editeur: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa
Référence bibliographique: NAVARRO, Luciana Jobim et al. Brasília entre o real e a ficção: a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP, 5., 2023, Brasília - DF, Brasil. Anais [...]. Lisboa: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2024. p. 779-792. Tema: Proximidades Distantes, v. 2. Disponível em: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/PNkUBSAq6Pqt4Q4. Acesso em: 02 out. 2024.
Résumé: A pesquisa toma corpo a partir da disponibilização do acervo fotográfico do Arquivo Público do DF, como parte do projeto Repositório Digital e inicia-se enquanto pesquisa documental, a partir da fonte primária, a imagem, se desenvolvendo enquanto pesquisa exploratória. Utilizando os dois níveis da leitura fotográfica sugeridos por Miriam Manini (2002), da conotação e da denotação, se identificam diferentes recortes para contar as histórias da construção de Brasília a partir das relações sociais que aparecem na organização do trabalho reprodutivo e que se contrapõem à cidade formal comumente retratada, objetivando assim, um escovar a história a contrapelo (Benjamin, 1987), centralizado no estudo da imagem para uma historiografia crítica da cidade. Novas tecnologias tornam cada vez mais acessíveis os diversos acervos e nesse contexto, as fronteiras entre realidade e ficção se tornam ainda mais tênues na história baseada em imagens. Nesse contexto, temos uma história da construção de Brasília geralmente reconhecida pela magnitude do projeto político de Kubitschek e das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Essa história se materializa em imagens que se consolidam no imaginário coletivo e, nessa escolha historiográfica, verifica-se o recorte contextual de uma realidade social que se apresenta centrada em figuras masculinas. No teatro da memória, as mulheres são uma leve sombra (Perrot, 1991) e investigar suas histórias a partir de ferramentas apropriadas para a análise dos acervos fotográficos, é possibilitar um novo olhar sobre a sua participação ativa na construção da cidade símbolo do modernismo.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50501/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.