Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50488
Files in This Item:
File SizeFormat 
AtilaRezendeFialho_DISSERT.pdf11 MBAdobe PDFView/Open
Title: Memórias submersas : a Vila Amaury, de dentro e de fora
Authors: Fialho, Átila Rezende
Orientador(es):: Silva, Carolina Pescatori Candido da
Assunto:: Brasília (DF) - história
Brasília (DF) - segregação - aspectos sociais
História oral
Issue Date: 1-Oct-2024
Citation: FIALHO, Átila Rezende. Memórias Submersas: a Vila Amaury, de dentro e de fora. 2024. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: O caso da Vila Amaury, intencionalmente pré-concebida na região onde em pouco tempo viria a ser o Lago Paranoá, nos instiga a refletir sobre o esquecimento de determinadas memórias em contraponto à persistência de outras. A narrativa oficial de Brasília celebra constantemente os seus títulos de cidade modernista, monumental, racional e planejada, como o ápice da solução para o caos urbano se buscava extirpar há mais de século. A Vila Amaury, por sua vez, se constitui como uma ocupação informal de candangos que se deu durante a construção da capital e que em pouco mais de um ano foi inundada pelo Lago Paranoá, por meio de uma política proposital. Apesar de ser um episódio conhecido, não se vê até então a inserção desta em um debate a respeito da disputa de memória da capital e da ideia de modernidade, com sua subjacente dualidade discursiva moderno-selvagem. Ao dar voz aos relatos orais daqueles que viveram na Vila Amaury, o trabalho busca não apenas reconstruir uma parte periférica da história, mas também questionar e problematizar as narrativas oficiais. Isso é crucial para uma compreensão mais polifônica do passado, colocando em um plano de maior importância às experiências urbanas de pessoas sistematicamente marginalizadas durante o processo de construção física e simbólica do território. A abordagem crítica da oralidade, memória e construção de uma história dita universal é fundamental para esse tipo de pesquisa, pois nos lembra que a história não é apenas sobre fatos objetivos, mas também sobre as experiências de pessoas comuns. Após conhecer o assentamento de dentro e de fora, buscamos, assim, questionar alguns pilares que sustentam a construção de uma narrativa oficial de Brasília e compreender como esses pilares contribuíram para o afogamento simbólico e concreto da Vila Amaury. Essa perspectiva mais ampla e inclusiva enriquece nossa compreensão do passado e nos ajuda a questionar as narrativas dominantes que muitas vezes excluem certas vozes e perspectivas.
Abstract: The case of Vila Amaury, deliberately conceived in the region that would soon become Lake Paranoá, prompts us to reflect on the oblivion of certain memories in contrast to the persistence of others. Brasília's official narrative consistently extols its status as a modernist, monumental, rational, and planned city, presented as the epitome of the solution to urban chaos that had been sought for over a century. Conversely, Vila Amaury was an informal settlement of "candangos" that emerged during the construction of the capital city and was intentionally flooded by Lake Paranoá within a short span, as part of a deliberate policy. Despite being a well-documented episode, until now it has not been inserted into a debate about the capital’s memory dispute and the idea of modernity, with its underlying discursive duality of modern versus wild. By amplifying the voices of those who resided in Vila Amaury through oral histories, this study seeks not only to rebuild a marginalized chapter of history but also to interrogate and challenge official narratives. Such an approach is crucial for achieving a more multifaceted understanding of the past, emphasizing the significance of the urban experiences of individuals who were systematically marginalized during the physical and symbolic construction of the territory. A critical examination of orality, memory, and the construction of a so-called universal history is essential for this type of inquiry, serving as a reminder that history encompasses not only objective facts but also the lived experiences of ordinary individuals. After becoming acquainted with the settlement from within and without, we thus endeavor to scrutinize certain foundational aspects supporting Brasília's official narrative, while also elucidating how these foundations contributed to the symbolic and tangible submersion of Vila Amaury. This broader, more inclusive perspective enriches our comprehension of the past and enables us to challenge prevailing narratives that frequently marginalize certain voices and viewpoints.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50488/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.