Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carliane Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T18:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carliane Alves da. Paisagem em foco: análise da construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental em Luziânia - GO. 2024. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50426 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho abordou a importância da Geografia nos anos iniciais do ensino
fundamental, com foco no ensino da paisagem. A pergunta de pesquisa que direcionou a
investigação foi: como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de
Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental? O objetivo geral tratou de
analisar como se dá a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para
alunos do 3º ano do ensino fundamental. O método é de abordagem qualitativa e envolveu
a observação de três aulas de Geografia, uma entrevista semi-estruturada com o professor
de uma turma do 3º ano do ensino fundamental, além de uma atividade coletiva, por meio
de desenho, com 31 alunos dessa turma para explorar suas concepções sobre paisagem.
Também foi realizada análise do currículo do 3º ano de Geografia do município de
Luziânia–GO e do livro didático utilizado pelo professor em sala de aula. Como
resultados, percebeu-se que o Currículo de Geografia do município de Luziânia e o livro
didático não dialogam entre si. Em relação ao professor, as aulas são mais voltadas à
realidade dos estudantes; em relação aos estudantes, poucos ainda têm o entendimento
que são partes integrantes da paisagem. Para as próximas pesquisas, sugere-se que se faça
a relação do ensino da paisagem num período maior de tempo, no objetivo de acompanhar
o desenvolvimento do estudante por todo o ensino fundamental I, fundamental II e ensino
médio. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Paisagem em foco : análise da construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental em Luziânia - GO | pt_BR |
dc.title.alternative | Landscape in focus : analysis of conceptual construction in the teaching of Geography to 3rd grade students in Luziânia - GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work deals with the importance of Geography in the early years of elementary
school, with a focus on the teaching of landscape. The research question that guided the
investigation was: how is the concept of landscape constructed in Geography teaching for
students in the third year of elementary school? The general objective was to analyze how
the concept of landscape is constructed in Geography teaching for students in the third
year of elementary school. The method took a qualitative approach and involved
observing three Geography lessons, a semi-structured interview with the teacher of a 3rd
year elementary school class, as well as a collective drawing activity with 31 students
from this class to explore their conceptions of landscape. An analysis was also carried out
of the 3rd grade Geography curriculum in the municipality of Luziânia-GO and of the
textbook used by the teacher in the classroom. The results showed that the Geography
Curriculum of the municipality of Luziânia and the textbook do not interact with each
other. As far as the teacher is concerned, the lessons are more focused on the students'
reality; as far as the students are concerned, few still understand that they are integral
parts of the landscape. For future research, it is suggested that the teaching of landscape
be related over a longer period of time, with the aim of monitoring student development
throughout elementary school, secondary school and high school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|