http://repositorio.unb.br/handle/10482/50209
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_UniserContratoSocial.pdf | 271,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | UNISER : um contrato social para a educação sustentável e de qualidade |
Autor : | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira Garcia, Kerolyn Ramos Brito, Maria Ivoneide de Lima Santos, Vivian da Silva Karnikowski, Isabella Gomes de Oliveira Giesteira, Bruno |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade do Porto |
Assunto:: | Educação Avaliação Políticas educacionais |
Fecha de publicación : | 2023 |
Editorial : | Atena Editora |
Citación : | KARNIKOWSKI, Margô Gomes de Oliveira et al. UNISER: um contrato social para a educação sustentável e de qualidade. In: FERREIRA, Ezequiel Martins (org.). Teoria e pesquisa em psicologia. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/uniser-um-contrato-social-para-a-educacao-sustentavel-e-de-qualidade. Acesso em: 29 ago. 2024. |
Resumen : | A educação possui um papel essencial para o enfrentamento dos desafios ao longo da vida. Na velhice, as incertezas e vulnerabilidades se intensificam, e ganharam forma com o isolamento social não desejado, em alternativa à pandemia da Covid-19. A UniSER, programa educativo de extensão focado nos idosos e com abordagem intergeracional busca estimular cidadania e o desenvolvimento humano e social das pessoas. Esta investigação teve como objetivo explorar as perspectivas educacionais a serem adotadas pelo programa UniSER, a partir dos dados das pesquisas realizadas no âmbito do programa. As pesquisas envolveram a avaliação da efetividade do programa, bem como a verificação da existência de políticas educacionais para idosos nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Os resultados foram analisados por investigadores na área de gerontologia e docentes do Programa, em uma metodologia dialógica afetiva. Evidenciou-se a ausência de políticas educacionais institucionalizadas para idosos nas IES, ainda que tenham sido identificadas a validade social, mudanças de comportamento e melhorias do bem estar subjetivo. Assim, as ações educativas para idosos nas IES são pulverizadas, dificultando a sustentabilidade, o reconhecimento e o sentimento de pertencimento. Neste sentido, a UniSER deve fomentar ações para instruir políticas educacionais dentro das IES que incluam os idosos, estabelecendo um novo contrato social de educação intergeracional. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) Curso de Farmácia (FCE-FAR) Ouvidoria (OUV) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde |
Licença:: | Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). |
Aparece en las colecciones: | Livros e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.