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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50195
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Title: Associação entre o aleitamento materno, processamento sensorial e habilidades funcionais de crianças prematuras
Authors: Souza, Flávia Virgínia de Lima
Orientador(es):: Toni, Laura Davison Mangilli
Coorientador(es):: Buffone, Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti
Assunto:: Desenvolvimento motor
Aleitamento materno
Prematuros
Issue Date: 24-Aug-2024
Citation: SOUZA, Flávia Virgínia de Lima. Associação entre o aleitamento materno, processamento sensorial e habilidades funcionais de crianças prematuras. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: A associação entre prematuridade e alterações no processamento sensorial é uma tendência apontada na literatura. Sabe-se que nos prematuros o desenvolvimento neurológico pode ser afetado tanto em suas estruturas, quanto em suas funções. A literatura aponta que as alterações no processamento sensorial têm mostrado implicações no desenvolvimento motor, social e cognitivo, podendo repercutir no desempenho funcional até a vida adulta. Sabe-se ainda que o aleitamento materno tem mostrado importante papel no que se refere a diminuição de riscos para o desenvolvimento. Questiona-se se o aleitamento materno de exclusividade até os seis meses (AME) tem relação positiva com melhores indicadores do processamento sensorial e de habilidades funcionais de crianças nascidas prematuras. Objetivo: Investigar a associação entre amamentação exclusiva (até os seis meses de idade), processamento sensorial e habilidades funcionais de crianças nascidas prematuras entre 12 e 18 meses de idade cronológica e corrigida. Métodos: Trata-se de estudo transversal, analítico e quantitativo do tipo caso-controle, em que o grupo caso (G1) foi constituído de crianças prematuras que não receberam AME, e o grupo controle (G2) foi composto por crianças prematuras que receberam AME. Foram aplicados entrevista sobre o histórico de aleitamento materno, Toddler Sensory Profile 2 (TSP2) para verificar o perfil sensorial, o Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptative Test (PEDI-CAT) para averiguar as habilidades funcionais dos lactentes. A análise estatística envolveu aplicação do teste T de estudante e U de Mann Whitney, e teste do extado de Fisher do Qui Quadrado para comparar os resultados entre os grupos, além de R Pearson, para identificar correlações. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa para as médias de pontuação do PS2 entre os grupos (p>0,05 em todas as variáveis). Entretanto o tamanho de efeito para as variáveis. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em habilidade funcionais: Atividades Diárias: [t(21) = 1,55; p > 0,05]; Mobilidade: [t(21) = 1,05; p > 0,05]; Social/Cognitivo: [t(21) = 0,85; p > 0,05]). Entretanto houve correlação significativa entre as variáveis mobilidade (PEDI-CAT) e o tempo total de duração do AM (r (23) = .529; p < 0.05). Conclusão: Embora o fator AME não tenha demostrado associação no desempenho de lactentes quanto às habilidades funcionais e processamento sensorial, constatou-se que, a maior duração do AM após os seis meses de vida se mostrou associada a melhor desempenho no aspecto motor dos lactentes.
Abstract: The association between prematurity and alterations in sensory processing is a tendency pointed out in the literature. It is known that premature infants or psychological development can be affected both in their structures and in their functions. The literature points out that alterations in sensory processing have been demonstrated in motor, social and cognitive development, and may have repercussions on functional performance until adulthood. It is also known that breastfeeding has shown an important role in terms of reducing risks for development. It is questioned whether maternal breastfeeding for up to six months (EBF) has a positive relationship with better indicators of sensory processing and skills of children born prematurely. Objective: To investigate the association between exclusive breastfeeding (up to six months of age), sensory processing and functional abilities of children born prematurely between 12 and 18 months of chronological and corrected age. Methods: This is a cross-sectional, analytical and quantitative case-control study, in which the case group (G1) consisted of premature children who did not receive EBF, and the control group (G2) consisted of premature children who received LOVE . An interview about the history of breastfeeding, Toddler Sensory Profile 2 (TSP2) was applied to verify the sensorial profile, the Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) to verify the abilities of the infants. Statistical analysis involved the application of the Student's T test and Mann Whitney U test, and Fisher's Chi-square extract test to compare results between groups, in addition to Pearson's R, to identify correlations. Results: There was no statistically significant difference for mean PS2 scores between groups (p>0.05 for all variables). However the effect size for the variables. There was no statistically significant difference between groups in functional abilities: Daily Activities: [t(21) = 1.55; p > 0.05]; Mobility: [t(21) = 1.05; p > 0.05]; Social/Cognitive: [t(21) = 0.85; p > 0.05]). However, there was a significant correlation between the mobility variables (PEDI-CAT) and the total BF duration (r (23) = .529; p < 0.05). Conclusion: Although the EBF factor has not shown a statistically significant association in the performance of infants in terms of functional skills and sensory processing, it was found that the longer duration of EB after six months of life was associated with better performance in the motor aspect of infants. infants.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
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