Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faria, Emília de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Bitencourt, Rafaella | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T16:26:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T16:26:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | BITENCOURT, Rafaella. Inovações no setor público: análise da eficiência do táxigov na gestão de frota da Universidade de Brasília. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49903 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inovação tecnológica é fundamental para aumentar a produtividade e
competitividade das instituições. No setor público, iniciativas vêm sendo adotadas, de
modo a melhorar a eficiência dos serviços e a economicidade dos gastos públicos.
Nesse sentido, a evolução do processo de compras e contratações públicas criou
formatos de contratação inovadores, como, por exemplo, os serviços compartilhados
entre vários órgãos, sendo um desses o modelo TáxiGov. Essa centralização das
compras e serviços gera economia aos cofres públicos, trazendo, por exemplo, ganho
de escala e padronização de preços. O sistema TáxiGov é uma inovação na prestação
do serviço de locomoção na Administração Pública federal, sendo implementado na
Universidade de Brasília (UnB) em março de 2020. Dessa feita, a presente pesquisa
teve por objetivo analisar a eficiência do sistema TáxiGov na gestão de frota do
ambiente acadêmico e administrativo da UnB. Como norte metodológico empreendeuse uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. O procedimento
técnico foi o estudo de caso com base na gestão de frotas da UnB. A coleta de dados
se deu via análise de documentos, processos e sites oficiais da Universidade, além
de entrevistas com gestores, fiscais e usuários do TáxiGov, da frota própria e dos
contratos de locação de veículos ali existentes. A pesquisa demonstra que a
Universidade de Brasília possui 237 veículos próprios, majoritariamente fabricados
antes de 2010, localizados entre seus campi e seus órgãos auxiliares. A diversidade
de demandas da referida Universidade varia desde as administrativas até as
acadêmicas, que possui sete contratos relacionados à sua gestão de frota,
abrangendo combustíveis, motoristas, locação de veículos maiores, rastreamento
veicular e contratação do sistema TáxiGov. Entrevistas com usuários do sistema
TáxiGov no ambiente acadêmico em questão acusaram os quesitos disponibilidade,
rapidez e praticidade como vantagens consideráveis, destacando como desvantagens
a restrição de saídas fora do perímetro do Distrito Federal e as limitações quanto ao
acesso a estradas de terra. Os usuários da frota própria ou alugada ainda alegam ter
necessidades não abarcadas pelo sistema TáxiGov, enfrentando constantemente os
mais variados problemas – choque de demandas, falta de disponibilidade de
motoristas e veículos, e burocratização nos processos de manutenção da frota, por
exemplo. Com base nos resultados da pesquisa, sugestões de melhorias foram
propostas, tais como: a renovação da frota própria; e, a ampla divulgação do sistema
TáxiGov em diversos meios de comunicação da Universidade de Brasília, pois muitos
usuários alegaram desconhecer o sistema. Os achados da pesquisa contribuem para
a demonstração de que, apesar do modelo híbrido existente na Universidade ser o
que melhor a atende, tem-se considerável deficiência na prestação dos serviços de
locomoção, corroborando com os inúmeros desafios na gestão de frota da instituição
devido à sua diversidade de demandas, às restrições orçamentárias e ao
sucateamento dos veículos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inovações no setor público : análise da eficiência do táxigov na gestão de frota da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | TáxiGov | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Technological innovation is essential to increase the productivity and competitiveness
of institutions. In the public sector, initiatives have been adopted in order to improve
the efficiency of services and the economy of public spending. In this sense, the
evolution of the public procurement and contracting process has created innovative
contracting formats, such as shared services between various bodies, one of which is
the TáxiGov model. This centralization of purchases and services generates savings
for public coffers and brings benefits such as gains in scale and standardization of
prices. The TáxiGov system is an innovation in the provision of transportation services
in the Federal Public Administration, being implemented at the University of Brasília
(UnB) in March 2020. This time, the present research aimed to analyze the efficiency
of the TáxiGov system in the fleet management of the academic and administrative
environment of UnB. As a methodological guide, an applied, descriptive research with
a qualitative approach was undertaken. The technical procedure was the case study
based on fleet management at the UnB. Data collection took place through the analysis
of documents, processes and official University websites, in addition to interviews with
managers, inspectors and users of TáxiGov, its own fleet and existing vehicle lease
contracts. The research shows that, the University of Brasília has 237 vehicles, mostly
manufactured before 2010, located between its campuses and its auxiliary bodies. The
diversity of demands of the said University ranges from administrative to academic.
UnB has seven contracts related to its fleet management, which cover fuel, drivers,
leasing of larger vehicles, vehicle tracking and the hiring of the TáxiGov system.
Interviews with users of the TáxiGov system in the academic environment in question
accused availability, speed and practicality as considerable advantages, highlighting
as disadvantages the restriction of exits outside the perimeter of the Federal District
and the limitations regarding access to dirt roads. Users of their own or rented fleet still
claim to have needs not covered by the TáxiGov system, constantly facing the most
varied problems such as the Shock of demands, lack of availability of drivers and
vehicles, in addition to bureaucratization in fleet maintenance processes. Based on the
survey results, suggestions for improvements were proposed, such as: renewing the
company's own fleet; and, the wide dissemination of the TáxiGov system in various
means of communication of the University of Brasília, as many users claimed to be
unaware of the system. The research findings contribute to the demonstration that,
despite the existing hybrid model at the University being the one that best serves it,
there is a considerable deficiency in the provision of transportation services,
corroborating with the numerous challenges in the institution's fleet management due
to the its diversity of demands, budget restrictions and the scrapping of vehicles. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|