Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Priscila Monteiro | - |
dc.contributor.author | Morais, Lucas Rafael Justino de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T04:33:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T04:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Lucas Rafael Justino de. A subjetividade nos mundos semióticos de Haruki Murakami:leitura a partir da teoria de C. S. Peirce. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49374 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Haruki Murakami (1949) é um autor japonês cujos livros são um sucesso notável de venda
tanto em seu país natal quanto no resto do mundo. Suas histórias carregam descrições do
cotidiano, que são facilmente conciliáveis com as experiências dos leitores, aliadas a um
tom surreal que transforma praticamente sua obra em um tipo de realismo mágico que
discute vários temas relacionados à forma como a modernidade se impõe nos sujeitos. Seja
em seus ensaios, contos ou romances, Murakami está sempre trabalhando temas que dizem
respeito à forma como um sujeito pode compreender-se e o que isso pode significar sobre a
realidade em si mesma, o que incorre em uma leitura psicanalítica e psicologizante de sua
obra, a qual sobrevoamos e percebemos como uma leitura dualista. A partir dessa
contextualização de como Murakami é lido tradicionalmente, essa dissertação se propõe a
pensar uma nova concepção de sujeito, uma subjetividade que não deriva da tradição
filosófica moderna iniciada pelo cogito cartesiano, mas uma ideia de sujeito proposta a
partir das reflexões de Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo, lógico e cientista
estadunidense, sobre o self. Baseando-se em Peirce, é possível pensar uma concepção de
self semiótico, em que a subjetividade não é puramente individual, mas pode ser pensada
coletivamente e cujo caráter é plástico, não estático. Essa argumentação defendendo uma
concepção de self semiótico torna-se base para que seja feita uma leitura de um dos mais
conhecidos romances de Haruki Murakami, 1Q84 (2009-10), à luz dessa nova
possibilidade para entender os sujeitos. Os personagens e a história são interpretados a
partir do pensamento de Peirce, propondo uma leitura de Murakami que não é a usual, na
qual busca-se a continuidade e não a ruptura entre os personagens e seus mundos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A subjetividade nos mundos semióticos de Haruki Murakami : leitura a partir da teoria de C. S. Peirce | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Murakami, Haruki, 1949- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Peirce, Charles Sanders, 1839-1941 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Haruki Murakami (1949) is a Japanese author whose books are a remarkable success of
sales in both his home country and in the rest of the world. His stories carry descriptions of
everyday life, which are easily reconciled to the experiences of readers, coupled with a
surreal tone that transforms his work into a kind of magical realism that discusses various
topics related to the way modernity imposes itself on subjects. Whether in his essays, short
stories or novels, Murakami is always working on topics that concern the way a subject
can be understood and what it can mean about reality itself, which implies a
psychoanalytic and psychologizing reading of its work, which we overfly and realize is a
dualist reading of his work. From this contextualization of how Murakami is traditionally
read, this dissertation proposes to think of a new conception of subject, a subjectivity that
does not derive from the modern philosophical tradition initiated by the Cartesian cogito,
but an idea of subject proposed from the reflections of Charles Sanders Peirce
(1839-1914), american philosopher and scientist, about the concept of self. Based on
Peirce, it is possible to think of a conception of semiotic self, where subjectivity is not
purely individual, but can be thought collectively and whose character is plastic, not static.
This argument defending a semiotic self conception becomes the basis for reading one of
Haruki Murakami's best known novels, 1Q84 (2009-10), in light of this new possibility to
understand the subjects. The characters and the story are interpreted from Peirce's thought,
proposing a reading of Murakami that is not the usual, in which the continuity and not the
rupture between the characters and their worlds are sought. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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