Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ramos, Wilsa Maria | - |
dc.contributor.author | Peralta, Ana Laura Brasil | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T17:32:25Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T17:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | PERALTA, Ana Laura Brasil. O que passou e o que ficou: vivências de estudantes durante o ensino remoto emergencial e no retorno para o presencial. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48910 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 desencadeou diversas mudanças
no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. No campo da educação, foi implementado
o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que consiste na transposição das aulas presenciais
para a modalidade online. Essa mudança repentina e sem precedentes mobilizou uma série
de transformações na ação de aprender que pode ter reverberações no futuro da educação.
O objetivo desta pesquisa foi investigar as vivências de estudantes de pós-graduação
stricto sensu, mestrado, durante o ERE e no retorno às aulas presenciais. Fundamentamonos na Psicologia histórico-cultural de Lev Semionovich Vigotski [1896-1934] e
utilizamos o método da Análise Temática reflexiva em nível latente. A pesquisa de campo
foi feita com três estudantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia do
Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília, e realizamos três entrevistas
individuais com cada um(a) e uma dinâmica grupal. Como resultado, construímos três
temas que agregam significados produzidos pelo grupo que foram significativos para
compreensão e análise das vivências durante esse período. No primeiro tema, intitulado
“Parece que eu era atropelada em todo momento”: vivências durante o isolamento,
discutimos principalmente as emocionalidades produzidas durante o isolamento,
marcadas por angústia, solidão e adoecimento. No tema seguinte, nomeado “Foi muito
desafiador. Até hoje corro atrás dos prejuízos”: adaptações e desenvolvimentos na ação
de aprender, abordamos a ação de aprender principalmente durante e após o ERE, bem
como as mudanças, adaptações e desenvolvimentos. Em “Deu pra tirar leite de pedra”:
repercussões das vivências do isolamento e do ERE, último tema, aportamos a capacidade
dos(as) estudantes de gerar novas aprendizagens e possibilidades em contexto de muitas
dificuldades e sofrimentos. Finalmente, enfatizamos a centralidade da escuta e do diálogo
para a construção dessa pesquisa e fazemos recomendações para futuras pesquisas e para
profissionais que atuam no ensino superior, principalmente na pós-graduação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O que passou e o que ficou : vivências de estudantes durante o ensino remoto emergencial e no retorno para o presencial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The social isolation resulting from the Covid-19 pandemic has prompted a number of
changes in people's daily lives around the world. In the field of education, Emergency
Remote Education (ERE) has been implemented, which consists of transposing face-toface classes to the online modality. This sudden and unprecedented change has mobilized
a series of transformations in the action of learning that may have reverberations for the
future of education. In this context, the aim of this research was to investigate the
vivências of post-graduation stricto sensu of master’s degree students during the ERE and
on their return to face-to-face classes. We based this research on historical-cultural
psychology based in Lev Semionovich Vigotski [1896-1934] and used the method of
reflective thematic analysis at the latent level. The field investigation was carried out with
three students from the Postgraduate Program in Developmental and School Psychology
at the University of Brasília, and we conducted three individual interviews with each of
them and a group dynamic. As a result, we constructed three themes that bring together
meanings produced by the group that were significant for understanding and analyzing
the vivências during this period. The first theme was entitled "It seemed like I was being
run over at every moment": vivências during social isolation. In it, we mainly discussed
the emotionalities produced during isolation, marked by anguish, loneliness and illness.
The next theme was called "It was very challenging. To this day I'm chasing my losses":
adaptations and developments in the action of learning. We addressed the action of
learning mainly during and after the ERE, as well as the changes, adaptations and
developments. The last theme was entitled "It was possible to square the circle":
reflections on the vivências of the social isolation and the ERE. In it, we highlight the
students' ability to generate new learning and possibilities within a context of many
difficulties and sufferings. Finally, we emphasize the centrality of listening and dialogue
for the construction of this research and make recommendations for future research and
for professionals working in Higher Education, especially in postgraduate programs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|