Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48910
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLauraBrasilPeralta_DISSERT.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Wilsa Maria-
dc.contributor.authorPeralta, Ana Laura Brasil-
dc.date.accessioned2024-07-16T17:32:25Z-
dc.date.available2024-07-16T17:32:25Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.citationPERALTA, Ana Laura Brasil. O que passou e o que ficou: vivências de estudantes durante o ensino remoto emergencial e no retorno para o presencial. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48910-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 desencadeou diversas mudanças no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. No campo da educação, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que consiste na transposição das aulas presenciais para a modalidade online. Essa mudança repentina e sem precedentes mobilizou uma série de transformações na ação de aprender que pode ter reverberações no futuro da educação. O objetivo desta pesquisa foi investigar as vivências de estudantes de pós-graduação stricto sensu, mestrado, durante o ERE e no retorno às aulas presenciais. Fundamentamonos na Psicologia histórico-cultural de Lev Semionovich Vigotski [1896-1934] e utilizamos o método da Análise Temática reflexiva em nível latente. A pesquisa de campo foi feita com três estudantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília, e realizamos três entrevistas individuais com cada um(a) e uma dinâmica grupal. Como resultado, construímos três temas que agregam significados produzidos pelo grupo que foram significativos para compreensão e análise das vivências durante esse período. No primeiro tema, intitulado “Parece que eu era atropelada em todo momento”: vivências durante o isolamento, discutimos principalmente as emocionalidades produzidas durante o isolamento, marcadas por angústia, solidão e adoecimento. No tema seguinte, nomeado “Foi muito desafiador. Até hoje corro atrás dos prejuízos”: adaptações e desenvolvimentos na ação de aprender, abordamos a ação de aprender principalmente durante e após o ERE, bem como as mudanças, adaptações e desenvolvimentos. Em “Deu pra tirar leite de pedra”: repercussões das vivências do isolamento e do ERE, último tema, aportamos a capacidade dos(as) estudantes de gerar novas aprendizagens e possibilidades em contexto de muitas dificuldades e sofrimentos. Finalmente, enfatizamos a centralidade da escuta e do diálogo para a construção dessa pesquisa e fazemos recomendações para futuras pesquisas e para profissionais que atuam no ensino superior, principalmente na pós-graduação.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO que passou e o que ficou : vivências de estudantes durante o ensino remoto emergencial e no retorno para o presencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The social isolation resulting from the Covid-19 pandemic has prompted a number of changes in people's daily lives around the world. In the field of education, Emergency Remote Education (ERE) has been implemented, which consists of transposing face-toface classes to the online modality. This sudden and unprecedented change has mobilized a series of transformations in the action of learning that may have reverberations for the future of education. In this context, the aim of this research was to investigate the vivências of post-graduation stricto sensu of master’s degree students during the ERE and on their return to face-to-face classes. We based this research on historical-cultural psychology based in Lev Semionovich Vigotski [1896-1934] and used the method of reflective thematic analysis at the latent level. The field investigation was carried out with three students from the Postgraduate Program in Developmental and School Psychology at the University of Brasília, and we conducted three individual interviews with each of them and a group dynamic. As a result, we constructed three themes that bring together meanings produced by the group that were significant for understanding and analyzing the vivências during this period. The first theme was entitled "It seemed like I was being run over at every moment": vivências during social isolation. In it, we mainly discussed the emotionalities produced during isolation, marked by anguish, loneliness and illness. The next theme was called "It was very challenging. To this day I'm chasing my losses": adaptations and developments in the action of learning. We addressed the action of learning mainly during and after the ERE, as well as the changes, adaptations and developments. The last theme was entitled "It was possible to square the circle": reflections on the vivências of the social isolation and the ERE. In it, we highlight the students' ability to generate new learning and possibilities within a context of many difficulties and sufferings. Finally, we emphasize the centrality of listening and dialogue for the construction of this research and make recommendations for future research and for professionals working in Higher Education, especially in postgraduate programs.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.