http://repositorio.unb.br/handle/10482/48226
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
WellingtonAraujoDeSousa_DISSERT.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O jogo Terra Trek como estratégia educacional para estudantes do Ensino Fundamental II no CEF-10 Gama-DF |
Autor : | Sousa, Wellington Araújo de |
Orientador(es):: | França, Rafael Rodrigues da |
Assunto:: | Geografia - estudo e ensino Jogos - aprendizagem Ferramentas educacionais |
Fecha de publicación : | 12-jun-2024 |
Data de defesa:: | 29-feb-2024 |
Citación : | SOUSA, Wellington Araujo de. O jogo Terra Trek como estratégia educacional para estudantes do Ensino Fundamental II no CEF-10 Gama-DF. 2024. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | O ensino de geografia demanda ferramentas capazes de atrair, cada vez mais, os estudantes, promovendo um aprendizado mais eficaz e aprofundado no pensamento geográfico. Nesse contexto, os jogos pedagógicos destacam-se como um meio potencial para alcançar esse objetivo. Apesar de a implementação dessa estratégia parecer simples, é crucial atentar para nuances específicas, tais como o tipo de jogo, seus objetivos, a adequação à faixa etária dos estudantes e a efetividade do jogo enquanto ferramenta de aprendizado. A pesquisa em questão tem como propósito investigar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conceito de território, bem como de temas pertinentes ao nono ano do Ensino Fundamental II, por meio da utilização de jogos pedagógicos, tendo como exemplo o jogo intitulado "Terra Trek". As etapas desse estudo envolvem a concepção do jogo, sua aplicação em turmas intercaladas do nono ano do Ensino Fundamental II e a coleta de resultados por meio de atividades, notas e observações diárias realizadas pelo pesquisador, fornecendo uma base sólida para a avaliação do progresso e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao longo do processo, por meio de pesquisa qualitativa. Essa abordagem sistemática contribuiu para uma compreensão mais completa do papel dos jogos pedagógicos no ensino de geografia, especialmente no nono ano do Ensino Fundamental II. |
Abstract: | The teaching of geography requires tools capable of attracting students more and more, promoting a more effective and in-depth learning of geographical thinking. In this context, educational games stand out as a potential means to achieve this goal. Although the implementation of this strategy may seem simple, it is crucial to pay attention to specific nuances, such as the type of game, its objectives, suitability for the students' age group, and the effectiveness of the game as a learning tool. The purpose of the research in question is to investigate the development of skills related to the concept of territory, as well as topics relevant to the ninth year of Middle School, through the use of educational games, using the game titled "Terra Trek" as an example. The stages of this study involve the conception of the game, its application in alternating classes of the ninth year of Middle School, and the collection of results through activities, grades, and daily observations conducted by the researcher, providing a solid foundation for the assessment of progress and difficulties faced by students throughout the process through qualitative research. This systematic approach has contributed to a more comprehensive understanding of the role of educational games in geography education, especially in the ninth year of Middle School. |
Resumen: | La enseñanza de la geografía requiere herramientas capaces de atraer cada vez más a los estudiantes, promoviendo un aprendizaje más efectivo y profundo del pensamiento geográfico. En este contexto, los juegos educativos destacan como un medio potencial para lograr este objetivo. Aunque la implementación de esta estrategia puede parecer simple, es crucial prestar atención a matices específicos, como el tipo de juego, sus objetivos, la adecuación al grupo de edad de los estudiantes y la eficacia del juego como herramienta de aprendizaje. El propósito de la investigación en cuestión es investigar el desarrollo de habilidades relacionadas con el concepto de territorio, así como temas pertinentes al noveno año de la Educación Secundaria, mediante el uso de juegos educativos, utilizando el juego titulado "Terra Trek" como ejemplo. Las etapas de este estudio involucran la concepción del juego, su aplicación en clases alternas del noveno año de la Educación Secundaria, y la recopilación de resultados a través de actividades, calificaciones y observaciones diarias realizadas por el investigador, proporcionando una base sólida para la evaluación del progreso y las dificultades enfrentadas por los estudiantes a lo largo del proceso mediante investigación cualitativa. Este enfoque sistemático ha contribuido a una comprensión más completa del papel de los juegos educativos en la educación geográfica, especialmente en el noveno año de la Educación Secundaria. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.