http://repositorio.unb.br/handle/10482/48041
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CentrosVivenciasLudicas.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoras |
Autor(es): | Saraiva, Deise Avelina Felipe Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-8827-0539 https://orcid.org/000-0002-9808-4577 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Educação História Ludicidade Formação continuada |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Editora: | Instituto Federal de São Paulo |
Referência: | SARAIVA, Deise Avelina Felipe; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade na formação continuada de professores e professoras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024. |
Resumo: | Este artigo apresenta o percurso histórico dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O objetivo é apresentar elementos que constituem a trajetória histórica dos CVOLOPs. A questão central é: quais elementos constituem o percurso histórico do projeto de formação continuada proposto pelos CVLOPs? O referencial teórico baseia-se em D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) e Menezes (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, além da análise documental. A análise indicou quatro categorias: 1. As necessidades do trabalho docente como gênese dos CVLOPs; 2. A idealização de recursos lúdicos como centralidade da formação continuada; 3. O trabalho grupal como referência para a formação continuada; 4. A ludicidade como princípio para a formação docente. Por fim, é possível realizar a formação continuada docente numa perspectiva de ludicidade e de trabalho grupal. |
Abstract: | This article presents the historical trajectory of the Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) of the Secretaria de Educação do Distrito Federal. The objective is to present elements that constitute the historical trajectory of the CVLOPs. The central question is: what elements constitute the historical path of the continued education project proposed by CVLOPs? The theoretical framework is based on D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) and Menezes (2022). This is a qualitative research of a bibliographic nature, in addition to documentary analysis. The analysis indicated four categories: 1. The needs of teaching work as the genesis of CVLOPs; 2. The idealization of recreational resources as a central aspect of continued education; 3. Group work as a reference for continued education; 4. Playfulness as a principle for teacher’s education. Finally, it is possible to make the continued teacher's education from a playfulness and group work perspective. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.