Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Saraiva, Deise Avelina Felipe | - |
dc.contributor.author | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T15:29:57Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T15:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Deise Avelina Felipe; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade na formação continuada de professores e professoras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48041 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o percurso histórico dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas
(CVLOPs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O objetivo é apresentar elementos que constituem a
trajetória histórica dos CVOLOPs. A questão central é: quais elementos constituem o percurso histórico do projeto
de formação continuada proposto pelos CVLOPs? O referencial teórico baseia-se em D’Ávila (2006), Luckesi
(2000), Marx (1980) e Menezes (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, além da
análise documental. A análise indicou quatro categorias: 1. As necessidades do trabalho docente como gênese dos
CVLOPs; 2. A idealização de recursos lúdicos como centralidade da formação continuada; 3. O trabalho grupal
como referência para a formação continuada; 4. A ludicidade como princípio para a formação docente. Por fim, é
possível realizar a formação continuada docente numa perspectiva de ludicidade e de trabalho grupal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents the historical trajectory of the Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas
(CVLOPs) of the Secretaria de Educação do Distrito Federal. The objective is to present elements that constitute
the historical trajectory of the CVLOPs. The central question is: what elements constitute the historical path of the
continued education project proposed by CVLOPs? The theoretical framework is based on D’Ávila (2006),
Luckesi (2000), Marx (1980) and Menezes (2022). This is a qualitative research of a bibliographic nature, in
addition to documentary analysis. The analysis indicated four categories: 1. The needs of teaching work as the
genesis of CVLOPs; 2. The idealization of recreational resources as a central aspect of continued education; 3.
Group work as a reference for continued education; 4. Playfulness as a principle for teacher’s education. Finally,
it is possible to make the continued teacher's education from a playfulness and group work perspective. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8827-0539 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/000-0002-9808-4577 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|