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dc.contributor.authorPires, Ana Carolina Fernandes-
dc.contributor.authorKneib, Érika Cristine-
dc.contributor.authorRibeiro, Rômulo José da Costa-
dc.date.accessioned2024-03-26T14:36:44Z-
dc.date.available2024-03-26T14:36:44Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPIRES, Ana Carolina Fernandes; KNEIB, Érika Cristine; RIBEIRO, Rômulo José da Costa. Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 22, n. 47, p. 247-272, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cm/a/nBCGJqjQjBqQH5cc3SGZxVb/?lang=pt#. Acesso em: 26 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48040-
dc.description.abstractO processo de urbanização ao qual estão submetidas as regiões metropolitanas brasileiras ocorre de forma insustentável. Intensa polarização e dependência entre seus municípios propicia deslocamentos pendulares, realizados geralmente por ônibus coletivos, que circulam com baixa rotatividade de passageiros em extensos vazios urbanos. Esta pesquisa apresenta os impactos que a metropolização provoca no sistema de transporte coletivo, com estudo de caso em municípios selecionados da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Indicadores de qualidade e eficiência são utilizados para a avaliação do sistema de transporte coletivo. Os resultados demonstram impactos econômicos no sistema de transporte coletivo e impactos sociais para os passageiros. A conclusão deste trabalho demonstra necessidade de descentralização das atividades socioeconômicas na RMG e políticas para potencialização do transporte coletivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpactos da metropolização no sistema de transporte coletivo : estudo de caso na Região Metropolitana de Goiâniapt_BR
dc.title.alternativeImpacts of metropolization on mass transit : a case study in the Metropolitan Region of Goiâniapt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.subject.keywordRelações metropolitanaspt_BR
dc.subject.keywordDeslocamento pendularpt_BR
dc.subject.keywordEspraiamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordTransportes coletivospt_BR
dc.subject.keywordRegião Metropolitana de Goiânia (GO)pt_BR
dc.rights.licenseArtigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711pt_BR
dc.description.abstract1The urbanization process of the Brazilian metropolitan regions has not been sustainable. Intense conurbation and dependence among its municipalities foster intermunicipal commuting, usually through mass transit buses, which circulate with low passenger turnover, regularly traversing urban voids. This research presents the impacts that metropolization causes on mass transit, through a case study conducted at selected municipalities in the Metropolitan Region of Goiânia (MRG). Quality and efficiency indicators are used to evaluate the mass transit system. The results demonstrate economic impacts on mass transit and social impacts for passengers. The conclusion of this work shows that it is necessary to decentralize the socio-economic activities in the MRG and to make policies to promote mass transit.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0249-7412pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3342-5198pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2679-5812pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal de Goiás, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidadept_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Planaltinapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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