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Titre: Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo : estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia
Autre(s) titre(s): Impacts of metropolization on mass transit : a case study in the Metropolitan Region of Goiânia
Auteur(s): Pires, Ana Carolina Fernandes
Kneib, Érika Cristine
Ribeiro, Rômulo José da Costa
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-0249-7412
http://orcid.org/0000-0003-3342-5198
https://orcid.org/0000-0002-2679-5812
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal de Goiás, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade
Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina
Assunto:: Relações metropolitanas
Deslocamento pendular
Espraiamento urbano
Transportes coletivos
Região Metropolitana de Goiânia (GO)
Date de publication: 2020
Editeur: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Référence bibliographique: PIRES, Ana Carolina Fernandes; KNEIB, Érika Cristine; RIBEIRO, Rômulo José da Costa. Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 22, n. 47, p. 247-272, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cm/a/nBCGJqjQjBqQH5cc3SGZxVb/?lang=pt#. Acesso em: 26 mar. 2024.
Résumé: O processo de urbanização ao qual estão submetidas as regiões metropolitanas brasileiras ocorre de forma insustentável. Intensa polarização e dependência entre seus municípios propicia deslocamentos pendulares, realizados geralmente por ônibus coletivos, que circulam com baixa rotatividade de passageiros em extensos vazios urbanos. Esta pesquisa apresenta os impactos que a metropolização provoca no sistema de transporte coletivo, com estudo de caso em municípios selecionados da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Indicadores de qualidade e eficiência são utilizados para a avaliação do sistema de transporte coletivo. Os resultados demonstram impactos econômicos no sistema de transporte coletivo e impactos sociais para os passageiros. A conclusão deste trabalho demonstra necessidade de descentralização das atividades socioeconômicas na RMG e políticas para potencialização do transporte coletivo.
Abstract: The urbanization process of the Brazilian metropolitan regions has not been sustainable. Intense conurbation and dependence among its municipalities foster intermunicipal commuting, usually through mass transit buses, which circulate with low passenger turnover, regularly traversing urban voids. This research presents the impacts that metropolization causes on mass transit, through a case study conducted at selected municipalities in the Metropolitan Region of Goiânia (MRG). Quality and efficiency indicators are used to evaluate the mass transit system. The results demonstrate economic impacts on mass transit and social impacts for passengers. The conclusion of this work shows that it is necessary to decentralize the socio-economic activities in the MRG and to make policies to promote mass transit.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença:: Artigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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