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Titre: Metodologia para definição de Unidades Territoriais de planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil
Auteur(s): Oliveira, Brenda Kellen de Almeida
Silva, Leandro Rodrigues e
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação
Assunto:: Mobilidade interurbana
Transportes - planejamento
Integração nacional
Date de publication: 2022
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Brenda Kellen de Almeida; SILVA, Leandro Rodrigues e. Metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil. In: PNUM 2022 Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 2022, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ, 2022. Tema: Desafios para as formas urbanas do século XXI. Disponível em: https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos.
Résumé: No Brasil, é comum o desenvolvimento de planos e estudos voltados à mobilidade urbana, mas a mobilidade interurbana, em escala nacional, não é estudada como um sistema integrado, grande parte em razão da segregação institucional de gestão e planejamento de sistemas de transporte, o que dificulta a visão do território , a compreensão do contexto geográfico e limita o desenvolvimento técnico do planejamento sob uma visão sistêmica. Portanto, a fim de materializar um zoneamento que permita a definição de um contexto geográfico de referência, esse artigo propõe uma metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento – UTP, aqui definidas como as regiões onde se concentram as populações e agrupam os fluxos intraurbanos. Para tanto, foram utilizados como base de dados informações sobre o transporte terrestre rodoviário e ferroviário, aeroviário, aquaviário, além de Planos Nacionais de Turismo (MTur, 2013), de Logística (EPL, 2018), Plano Aeroviário Nacional (MTPA, 2018) e estudos do IBGE (2008, 2016, 2017a, 2017b). Conclui-se que, apesar de ser um recorte inicial, com as UTPs definidas para o planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil, é possível iniciar uma análise sistêmica, e consequentemente, evoluir o planejamento das infraestruturas e serviços envolvidos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.relation.publisherversion: https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

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