http://repositorio.unb.br/handle/10482/48007
Título: | Metodologia para definição de Unidades Territoriais de planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil |
Autor(es): | Oliveira, Brenda Kellen de Almeida Silva, Leandro Rodrigues e |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação |
Assunto: | Mobilidade interurbana Transportes - planejamento Integração nacional |
Data de publicação: | 2022 |
Referência: | OLIVEIRA, Brenda Kellen de Almeida; SILVA, Leandro Rodrigues e. Metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil. In: PNUM 2022 Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 2022, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ, 2022. Tema: Desafios para as formas urbanas do século XXI. Disponível em: https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos. |
Resumo: | No Brasil, é comum o desenvolvimento de planos e estudos voltados à mobilidade urbana, mas a mobilidade interurbana, em escala nacional, não é estudada como um sistema integrado, grande parte em razão da segregação institucional de gestão e planejamento de sistemas de transporte, o que dificulta a visão do território , a compreensão do contexto geográfico e limita o desenvolvimento técnico do planejamento sob uma visão sistêmica. Portanto, a fim de materializar um zoneamento que permita a definição de um contexto geográfico de referência, esse artigo propõe uma metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento – UTP, aqui definidas como as regiões onde se concentram as populações e agrupam os fluxos intraurbanos. Para tanto, foram utilizados como base de dados informações sobre o transporte terrestre rodoviário e ferroviário, aeroviário, aquaviário, além de Planos Nacionais de Turismo (MTur, 2013), de Logística (EPL, 2018), Plano Aeroviário Nacional (MTPA, 2018) e estudos do IBGE (2008, 2016, 2017a, 2017b). Conclui-se que, apesar de ser um recorte inicial, com as UTPs definidas para o planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil, é possível iniciar uma análise sistêmica, e consequentemente, evoluir o planejamento das infraestruturas e serviços envolvidos. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Versão da editora: | https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.