http://repositorio.unb.br/handle/10482/47993
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LucianeLourencoDaSilva_DISSERT.pdf | 407,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A relação entre o aumento na frequência e notas dos estudantes após o pagamento do bolsa estudo : concessão do auxílio aprimoramento continuado aos professores |
Autor(es): | Silva, Luciane Lourenço da |
Orientador(es): | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto: | Bolsa de estudo Auxílio educacional Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Goiás (Estado) - educação Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
Data de publicação: | 7-Mar-2024 |
Data de defesa: | 11-Out-2023 |
Referência: | SILVA, Luciane Lourenço da. A relação entre o aumento na frequência e notas dos estudantes após o pagamento do bolsa estudo. Concessão do auxílio aprimoramento continuado aos professores . 2023. 40 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Em novembro de 2021, através da Lei n.o 21.162, o Excelentíssimo Senhor Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, instituiu o Programa Bolsa Estudo, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. Assim, este estudo buscou analisar os impactos desta Lei no Estado, da mesma forma como averiguar os pontos positivos alcançados, haja vista que os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Estado passaram a receber um importante apoio mensal de R$ 111,92, em dez parcelas/ano do referido valor, as quais têm contribuído ao seu processo de aprendizagem. Cabe-nos, ainda, observar se de fato o Bolsa Estudo corrobora para a permanência dos alunos em sala de aula e a melhoria de suas notas. O objetivo basilar desta pesquisa reside no fato de analisar as possibilidades atuais para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tenha um aumento no Estado de Goiás, em relação ao do ano letivo de 2021, visto que as avaliações externas SAEB são contabilizadas a cada dois anos. Como objetivos específicos, verificar a relação existente, no Ensino Médio, quanto à frequência e obtenção de notas por parte dos estudantes em decorrência do recebimento do Bolsa Estudo proposta pelo Sr. Caiado. A problematização deste estudo reside no fato de investigar, como o programa foi criado recentemente, se o IDEB sofrerá alteração positiva e significativa neste ano de 2023 em nosso Estado, cuja meta é alcançar a nota 5,0. Outra questão igualmente relevante para o alcance dessa meta diz respeito ao AuxílioAprimoramento Continuado concedido aos Professores da Rede Estadual. Com professores incentivados a melhorarem seus conhecimentos, que são ou serão repassados aos estudantes, espera-se um impacto positivo nos resultados do próximo IDEB. Para se chegar aos resultados deste estudo, o passo inicial foi dado a partir de leituras de leis, decretos e de demais textos que os abordam, além dos autores e jornalistas mencionados. Assim, tratou-se de um relato na perspectiva de uma metodologia que envolveu a pesquisa exploratória e o levantamento bibliográfico pertinente; também houve o respaldo da SEDUC quanto ao envio de dados que lhe foram solicitados. Como resultados já percebidos, nas visitas realizadas nesse período in loco em diversas escolas, ao serem indagados sobre os efeitos do referido programa, gestores e colegas já perceberam que os estudantes têm frequentado bem mais o ambiente escolar do que antes de ele entrar em vigor. Suas notas, comportamento, participação e entrega aos projetos desenvolvidos nas instituições sofreram alterações positivas, já que se mostram mais atentos quanto ao cumprimento das atividades propostas. Os estudantes têm realmente se sobressaído como protagonistas, o que corrobora para que se acredite que os resultados deste IDEB (2023), cujas avaliações serão aplicadas no próximo mês, serão superiores em relação aos obtidos na prova SAEB, aplicada dois anos atrás. |
Abstract: | In November 2021, through Law No. 21,162, the Honorable Governor of Goiás, Ronaldo Caiado, established the Bolsa Estudos Program, within the scope of the State Department of Education. Thus, this study sought to analyze the impacts of this Law in the State, as well as to investigate the positive points achieved, given that high school students in public schools in the State began to receive important monthly support of R$ 111.92, in ten installments/year of the aforementioned amount, which have contributed to your learning process. It is also up to us to observe whether the Bolsa Estudos actually helps students stay in the classroom and improve their grades. The basic objective of this research lies in the fact of analyzing the current possibilities for the Basic Education Development Index (IDEB) to increase in the State of Goiás, in relation to that of the 2021 school year, since SAEB external assessments are accounted for every two years. As specific objectives, verify the existing relationship, in High School, regarding attendance and achievement of grades by students as a result of receiving the Scholarship proposed by Mr. Caiado. The problematization of this study lies in the fact that it investigates, as the program was recently created, whether the IDEB will undergo a positive and significant change in 2023 in our State, whose goal is to achieve a score of 5.0. Another issue that is equally relevant to achieving this goal concerns the Continuous Improvement Assistance granted to State Network Teachers. With teachers encouraged to improve their knowledge, which is or will be passed on to students, a positive impact on the results of the next IDEB is expected. To reach the results of this study, the initial step was taken by reading laws, decrees and other texts that address them, in addition to the authors and journalists mentioned. Thus, it was a report from the perspective of a methodology that involved exploratory research and relevant bibliographical research; There was also support from SEDUC regarding the sending of data requested. As results already noticed, in the visits carried out during this period in loco in several schools, when asked about the effects of the aforementioned program, managers and colleagues have already noticed that students have been attending the school environment much more than before it came into effect. Their grades, behavior, participation, and delivery to projects developed in the institutions have undergone positive changes, as they are more attentive to carrying out the proposed activities. The students have really stood out as protagonists, which corroborates the belief that the results of this IDEB (2023), whose assessments will be applied next month, will be superior to those obtained in the SAEB test, administered two years ago. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.