Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cabello, Andrea Felippe | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Luciane Lourenço da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T20:08:57Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T20:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciane Lourenço da. A relação entre o aumento na frequência e notas dos estudantes após o pagamento do bolsa estudo. Concessão do auxílio aprimoramento continuado aos professores . 2023. 40 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47993 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em novembro de 2021, através da Lei n.o 21.162, o Excelentíssimo Senhor Governador de
Goiás, Ronaldo Caiado, instituiu o Programa Bolsa Estudo, no âmbito da Secretaria de Estado
da Educação. Assim, este estudo buscou analisar os impactos desta Lei no Estado, da mesma
forma como averiguar os pontos positivos alcançados, haja vista que os estudantes do Ensino
Médio das escolas públicas do Estado passaram a receber um importante apoio mensal de R$
111,92, em dez parcelas/ano do referido valor, as quais têm contribuído ao seu processo de
aprendizagem. Cabe-nos, ainda, observar se de fato o Bolsa Estudo corrobora para a
permanência dos alunos em sala de aula e a melhoria de suas notas. O objetivo basilar desta
pesquisa reside no fato de analisar as possibilidades atuais para que o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tenha um aumento no Estado de Goiás, em
relação ao do ano letivo de 2021, visto que as avaliações externas SAEB são contabilizadas a
cada dois anos. Como objetivos específicos, verificar a relação existente, no Ensino Médio,
quanto à frequência e obtenção de notas por parte dos estudantes em decorrência do
recebimento do Bolsa Estudo proposta pelo Sr. Caiado. A problematização deste estudo reside
no fato de investigar, como o programa foi criado recentemente, se o IDEB sofrerá alteração
positiva e significativa neste ano de 2023 em nosso Estado, cuja meta é alcançar a nota 5,0.
Outra questão igualmente relevante para o alcance dessa meta diz respeito ao AuxílioAprimoramento Continuado concedido aos Professores da Rede Estadual. Com professores
incentivados a melhorarem seus conhecimentos, que são ou serão repassados aos estudantes,
espera-se um impacto positivo nos resultados do próximo IDEB. Para se chegar aos resultados
deste estudo, o passo inicial foi dado a partir de leituras de leis, decretos e de demais textos que
os abordam, além dos autores e jornalistas mencionados. Assim, tratou-se de um relato na
perspectiva de uma metodologia que envolveu a pesquisa exploratória e o levantamento
bibliográfico pertinente; também houve o respaldo da SEDUC quanto ao envio de dados que lhe
foram solicitados. Como resultados já percebidos, nas visitas realizadas nesse período in loco
em diversas escolas, ao serem indagados sobre os efeitos do referido programa, gestores e
colegas já perceberam que os estudantes têm frequentado bem mais o ambiente escolar do que
antes de ele entrar em vigor. Suas notas, comportamento, participação e entrega aos projetos
desenvolvidos nas instituições sofreram alterações positivas, já que se mostram mais atentos
quanto ao cumprimento das atividades propostas. Os estudantes têm realmente se sobressaído
como protagonistas, o que corrobora para que se acredite que os resultados deste IDEB (2023),
cujas avaliações serão aplicadas no próximo mês, serão superiores em relação aos obtidos na
prova SAEB, aplicada dois anos atrás. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação entre o aumento na frequência e notas dos estudantes após o pagamento do bolsa estudo : concessão do auxílio aprimoramento continuado aos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsa de estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auxílio educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (Estado) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In November 2021, through Law No. 21,162, the Honorable Governor of Goiás, Ronaldo
Caiado, established the Bolsa Estudos Program, within the scope of the State Department of
Education. Thus, this study sought to analyze the impacts of this Law in the State, as well as to
investigate the positive points achieved, given that high school students in public schools in the
State began to receive important monthly support of R$ 111.92, in ten installments/year of the
aforementioned amount, which have contributed to your learning process. It is also up to us to
observe whether the Bolsa Estudos actually helps students stay in the classroom and improve
their grades. The basic objective of this research lies in the fact of analyzing the current
possibilities for the Basic Education Development Index (IDEB) to increase in the State of
Goiás, in relation to that of the 2021 school year, since SAEB external assessments are
accounted for every two years. As specific objectives, verify the existing relationship, in High
School, regarding attendance and achievement of grades by students as a result of receiving the
Scholarship proposed by Mr. Caiado. The problematization of this study lies in the fact that it
investigates, as the program was recently created, whether the IDEB will undergo a positive
and significant change in 2023 in our State, whose goal is to achieve a score of 5.0. Another
issue that is equally relevant to achieving this goal concerns the Continuous Improvement
Assistance granted to State Network Teachers. With teachers encouraged to improve their
knowledge, which is or will be passed on to students, a positive impact on the results of the
next IDEB is expected. To reach the results of this study, the initial step was taken by reading
laws, decrees and other texts that address them, in addition to the authors and journalists
mentioned. Thus, it was a report from the perspective of a methodology that involved
exploratory research and relevant bibliographical research; There was also support from
SEDUC regarding the sending of data requested. As results already noticed, in the visits carried
out during this period in loco in several schools, when asked about the effects of the
aforementioned program, managers and colleagues have already noticed that students have
been attending the school environment much more than before it came into effect. Their grades,
behavior, participation, and delivery to projects developed in the institutions have undergone
positive changes, as they are more attentive to carrying out the proposed activities. The students
have really stood out as protagonists, which corroborates the belief that the results of this IDEB
(2023), whose assessments will be applied next month, will be superior to those obtained in the
SAEB test, administered two years ago. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|