Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47990
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LeticiaVilaniMorosino_DISSERT.pdf11,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDechandt, Siegrid Guillaumonpt_BR
dc.contributor.authorMorosino, Letícia Vilanipt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T20:08:57Z-
dc.date.available2024-03-07T20:08:57Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-01-24-
dc.identifier.citationMOROSINO, Letícia Vilani. Análise institucional do Setor Espacial no Brasil: um estudo de caso sobre o Centro Lançamento de Alcântara. 2023. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47990-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA economia espacial mundial cresce a cada ano, com participação privada nesse setor aumentando e projeções de crescimento desse mercado. Os benefícios socioeconômicos de um setor espacial fortalecido advêm da aplicação da tecnologia espacial na tomada de decisão em temas como proteção ambiental, desenvolvimento urbano e rural, mudanças climáticas, entre outros. As infraestruturas de lançamento são essenciais para garantir o lançamento e reposições de satélites, que atuam em constelações ou isolados e fornecem os dados. O Brasil conta com uma das melhores infraestruturas de lançamento de artefatos espaciais do mundo, o Centro de Lançamento de Alcântara, a qual tem o potencial de atender a esse mercado de lançamentos, mas ainda não está consolidada a possibilidade de o CLA ofertar serviços de cunho comercial. Considerando que o Brasil é um dos poucos países que conta com acesso ao espaço, por meio do CLA, e que este é reconhecido como um dos locais geográficos mais favoráveis do mundo para lançamento espacial, e considerando, ainda, que a economia espacial cresce a passos largos em escala mundial, esta pesquisa se propõe a responder por que o CLA não faz parte dessa economia, no nicho de lançamentos. Para tanto, foi adotado o olhar teórico oferecido pela nova economia institucional, que permitirá identificar o ambiente institucional e as estruturas de governança que envolvem a comercialização de serviços pelo CLA. Foi adotado o estudo de caso único, que permitirá aprofundar no tema proposto. O estudo aponta a existência de estruturas de governança, mas elas são frágeis e não favorecem a comercialização de serviços espaciais, seja pela falta de segurança jurídica em razão de conflitos territoriais, seja pela falta de legislação nacional que regule o setor, dentre outros. Por fim, são apresentadas as estruturas de governança que faltam para o CLA fazer parte do mercado espacial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise institucional do Setor Espacial no Brasil : um estudo de caso sobre o Centro Lançamento de Alcântarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSetor espacial - economiapt_BR
dc.subject.keywordSetor espacial - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente institucionalpt_BR
dc.subject.keywordGovernança corporativapt_BR
dc.subject.keywordCentro de Lançamento de Alcântarapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The world space economy grows every year, with private participation in this sector increasing and with projections of growth of this market. The socioeconomic benefits of a strengthened space sector come from the application of space technology in decision-making on issues such as environmental protection, urban and rural development, climate change, among others. Launch infrastructures are essential to ensure the launch and replacement of satellites, which act in constellations or isolated and provide data. Brazil has one of the best infrastructures for launching space artifacts in the world, the Alcântara Launch Center, which has the potential to serve this launch market, but the possibility of CLA offering commercial services has not yet been consolidated. Considering that Brazil is one of the few countries that has access to space, through the CLA, and that this is recognized as one of the most favorable geographic locations in the world for space launches, and considering that the space economy is growing at big steps on a world scale, this research proposes to answer why the CLA is not part of this economy, in the launching niche. To this end, the theoretical perspective offered by the new institutional economics was adopted, which will allow identifying the institutional environment and governance structures that involve the commercialization of services by the CLA. The single case study was adopted, which will allow to deepen in the proposed theme. The study points to the existence of governance structures, but they are fragile and do not favor the commercialization of space services, either due to the lack of legal security due to territorial conflicts, or due to the lack of national legislation that regulates the sector, among others. Finally, the governance structures that are missing for the CLA to be part of the space market are presented.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.