http://repositorio.unb.br/handle/10482/47988
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_AnnaCristinadeAraújoRodrigues.pdf | 35,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Derrotando a hidra do tempo por um breve segundo : o registro sociológico de Zofia Rydet |
Autor : | Rodrigues, Anna Cristina de Araújo |
Orientador(es):: | D'Angelo, Biagio |
Assunto:: | Rydet, Zofia, 1911-1997 - crítica e interpretação Registro sociológico Fotografia documentária Personagens literários Memória - história |
Fecha de publicación : | 7-mar-2024 |
Data de defesa:: | 30-jun-2023 |
Citación : | RODRIGUES, Anna Cristina de Araújo. Derrotando a hidra do tempo por um breve segundo: o registro sociológico de Zofia Rydet. 2023. 182 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | A fotógrafa Zofia Rydet (1911-1997) produziu uma das mais destacadas obras da arte contemporânea e da história da fotografia polonesas: Zapis Socjologiczny 1978-1990 (Registro Sociológico 1978-1990). No Registro Sociológico, Rydet se dedica a fazer o registro fotográfico mais extenso possível da vida doméstica polonesa no período que coincide com o último terço da República Popular da Polônia (1944-1989). As fotografias de Rydet apresentadas nesta tese pertencem a esse arquivo, organizado segundo os ciclos da trajetória artística da fotógrafa. Na discussão da questão central da pesquisa, são utilizadas fotografias da série Ludzie we Wnętrzach (Pessoas no Interior): retratos de pessoas, dentro de suas casas, tendo ao seu redor um cenário repleto de objetos. Esta pesquisa interroga o entrelaçamento entre personagens e seus objetos, sempre presentes nas fotografias do Registro Sociológico, formando um todo indissociável para compor uma narrativa de um país – a Polônia –, num momento histórico específico, que vai do final dos anos 1960 até o começo dos anos 1990, período de gestação e realização do Registro Sociológico. Fotografia, arte e cultura visual e material; tempo, história e memória emergem ao longo das reflexões suscitadas por esta pesquisa, em que se adotou o método histórico, com apoio na fenomenologia e contribuições da filosofia, da antropologia e da sociologia. A tese se compõe de uma introdução, três capítulos e considerações finais. O capítulo 1 trata da fotografia como técnica de produção de imagem e de profissionais que utilizam essa técnica em seu cotidiano. O capítulo 2 aborda a trajetória pessoal e artística de Rydet no contexto cultural da Europa e da Polônia, em especial, na segunda metade do século XX. O capítulo 3 se dedica ao estudo do Registro Sociológico, considerando a inter-relação entre personagem e objeto, a realização do projeto, as vilas polonesas fotografadas, o método de trabalho da fotógrafa e a organização do acervo em arquivo. Para concluir, são apresentadas as considerações finais, seguidas das referências. |
Abstract: | The photographer Zofia Rydet (1911-1997) produced one of the most highlighted works of Polish contemporary art and photography history: Zapis Socjologiczny 1978- 1990 (Sociological Record 1978-1990). In Sociological Record, Ryder sets out to create the most comprehensive photographic register of Polish household life during the period that coincides with the last third of the Polish People’s Republic (1944- 1989). Rydet’s photographs presented in this thesis belong to that record, which is organised according to the cycles of the photographer’s artistic journey. In the discussion of the main research question, photographs from the Ludzie we Wnetrzach (People Indoors) are referenced: pictures of people inside their homes, surrounded by plenty of objects. This research investigates the links between people and their objects, which are always present in the photographs of the Sociological Record, therefore creating an inseparable whole in order to compose a narrative of a country - Poland -, during a specific moment in its history, which spans from the end of the 1960s until the beginning of the 1990s, during which the Sociological Record was conceived and actualized. Photography, art and visual and material culture; time, history and memory emerge throughout the reflections evoked by this research, which bases itself on the historical method, with support from phenomenology and contributions from philosophy, anthropology and sociology. This thesis comprises an introduction, three main chapters and final remarks. Chapter 1 approaches photography as a method for producing images, as well as professionals that employ its techniques in their daily work. Chapter 2 describes Rydet’s personal and professional journey in the context of Europe and Poland, especially during the second half of the 20th century. Chapter 3 is dedicated to studying the Sociological Record, considering the intertwining between character and object, the undertaking of the project, the Polish villages that were photographed, the photographer’s methods and the organization of the collection as an archive. We conclude by presenting the final remarks, followed by the references. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2023. |
Agência financiadora: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.