http://repositorio.unb.br/handle/10482/47895
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CarolineAmaralFrancoBorges_DISSERT.pdf | 10,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A dança como conteúdo das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência à luz da pedagogia crítico-superadora |
Autor(es): | Borges, Caroline Amaral Franco |
Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto: | Educação física escolar Pedagogia crítico-superadora Dança Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 26-Fev-2024 |
Data de defesa: | 19-Abr-2023 |
Referência: | BORGES, Caroline Amaral Franco. A dança como conteúdo das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência à luz da pedagogia crítico-superadora. 2023. 155, 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da Universidade de Brasília, na área de concentração de Educação Física (EF) escolar, onde está inserido o estudo da dança como conteúdo da cultura corporal. O objetivo geral foi desenvolver e analisar os processos e os resultados de uma experiência pedagógica com o conteúdo dança a partir da Pedagogia Crítico-Superadora (PCS) realizada junto com uma turma de quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos consistiram em elaborar coletivamente, bem como experimentar, com a professora de EF participante, uma Unidade Didática (UD) que incentive e proporcione a participação dos estudantes, além de compreender os limites e possibilidades da abordagem do conteúdo dança numa proposta crítico-superadora. A preocupação em pesquisar a dança e seu desenvolvimento nas aulas de EF justifica-se pelo fato de que o Currículo em Movimento do Distrito Federal (CMDF) insere a dança como conteúdo da cultura corporal em todas as etapas de ensino da Educação Básica. Este trabalho compreende uma fundamentação teórica abordando três eixos temáticos: a EF escolar e as teorias críticas, a dança como conteúdo da cultura corporal e o CMDF, abrangendo o Programa Educação com Movimento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi dividida em três etapas e foi realizada com delineamentos da pesquisa-ação, que tem como objetivo primordial permitir que os pesquisadores e participantes, de forma ativa, busquem resolver problemas encontrados com intuito de transformação da realidade. Na primeira etapa, realizamos a observação das aulas planejadas e desenvolvidas pela professora regente de EF, com registros em diário de campo; na segunda, fizemos um estudo conjunto com a professora a fim de aprimorar os conhecimentos e elaborar uma proposta de UD à luz da PCS; na terceira etapa, desenvolvemos tal proposta, tendo as rodas de conversa e as observações como instrumentos de avaliação. Todo o processo foi realizado tendo como base uma concepção crítica de ensino da EF (SOARES, et al, 2012). São apresentados e discutidos os resultados dessa experiência e também da construção coletiva, que proporcionou contribuições formativas aos professores participantes e que indicaram possibilidades e limites da sistematização do conteúdo dança nas aulas. Essa experiência a partir de uma proposta crítica também possibilitou o acesso do conteúdo dança aos estudantes de forma crítica e reflexiva, bem como ampliação da participação dos mesmos. |
Abstract: | This research was carried out with the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network of the University of Brasília, in the area of concentration of Physical Education (PE) at school, where the study of dance is inserted as a content of body culture. The general objective was to develop and analyze the processes and results of a pedagogical experience with dance content based on the Critical-Supercoming Pedagogy (PCS) carried out with a fifth grade class in the early years of Elementary School. The specific objectives consisted of collectively elaborating, as well as experimenting, with the participating PE teacher, a Didactic Unit (UD) that encourages and provides student participation, in addition to understanding the limits and possibilities of approaching dance content in a critical proposal overcoming. The concern with researching dance and its development in PE classes is justified by the fact that the Curriculum in Movement of the Federal District (CMDF) inserts dance as a content of body culture in all teaching stages of Basic Education. This work comprises a theoretical foundation addressing three thematic axes: school PE and critical theories, dance as a content of body culture and the CMDF, encompassing the Education with Movement Program. From a methodological point of view, the research was divided into three stages and was carried out with action-research outlines, whose primary objective is to allow researchers and participants to actively seek to solve problems encountered with the aim of transforming reality. In the first stage, we observed the classes planned and developed by the PE teacher, with records in a field diary; in the second, we carried out a joint study with the teacher in order to improve knowledge and elaborate a UD proposal in light of the PCS; in the third stage, we developed such a proposal, using conversation circles and observations as evaluation instruments. The entire process was carried out based on a critical conception of PE teaching (SOARES, et al, 2012). The results of this experience and also of the collective construction are presented and discussed, which provided formative contributions to the participating teachers and that indicated possibilities and limits of systematizing the dance content in the classes. This experience based on a critical proposal also enabled students to access dance content in a critical and reflective way, as well as expanding their participation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.