Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Caroline Amaral Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-19 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Caroline Amaral Franco. A dança como conteúdo das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência à luz da pedagogia crítico-superadora. 2023. 155, 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47895 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em
Rede Nacional da Universidade de Brasília, na área de concentração de Educação Física (EF)
escolar, onde está inserido o estudo da dança como conteúdo da cultura corporal. O objetivo
geral foi desenvolver e analisar os processos e os resultados de uma experiência pedagógica
com o conteúdo dança a partir da Pedagogia Crítico-Superadora (PCS) realizada junto com uma
turma de quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos
consistiram em elaborar coletivamente, bem como experimentar, com a professora de EF
participante, uma Unidade Didática (UD) que incentive e proporcione a participação dos
estudantes, além de compreender os limites e possibilidades da abordagem do conteúdo dança
numa proposta crítico-superadora. A preocupação em pesquisar a dança e seu desenvolvimento
nas aulas de EF justifica-se pelo fato de que o Currículo em Movimento do Distrito Federal
(CMDF) insere a dança como conteúdo da cultura corporal em todas as etapas de ensino da
Educação Básica. Este trabalho compreende uma fundamentação teórica abordando três eixos
temáticos: a EF escolar e as teorias críticas, a dança como conteúdo da cultura corporal e o
CMDF, abrangendo o Programa Educação com Movimento. Do ponto de vista metodológico,
a pesquisa foi dividida em três etapas e foi realizada com delineamentos da pesquisa-ação, que
tem como objetivo primordial permitir que os pesquisadores e participantes, de forma ativa,
busquem resolver problemas encontrados com intuito de transformação da realidade. Na
primeira etapa, realizamos a observação das aulas planejadas e desenvolvidas pela professora
regente de EF, com registros em diário de campo; na segunda, fizemos um estudo conjunto com
a professora a fim de aprimorar os conhecimentos e elaborar uma proposta de UD à luz da PCS;
na terceira etapa, desenvolvemos tal proposta, tendo as rodas de conversa e as observações
como instrumentos de avaliação. Todo o processo foi realizado tendo como base uma
concepção crítica de ensino da EF (SOARES, et al, 2012). São apresentados e discutidos os
resultados dessa experiência e também da construção coletiva, que proporcionou contribuições
formativas aos professores participantes e que indicaram possibilidades e limites da
sistematização do conteúdo dança nas aulas. Essa experiência a partir de uma proposta crítica
também possibilitou o acesso do conteúdo dança aos estudantes de forma crítica e reflexiva,
bem como ampliação da participação dos mesmos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dança como conteúdo das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência à luz da pedagogia crítico-superadora | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítico-superadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was carried out with the Professional Master's Program in Physical Education in
the National Network of the University of Brasília, in the area of concentration of Physical
Education (PE) at school, where the study of dance is inserted as a content of body culture. The
general objective was to develop and analyze the processes and results of a pedagogical
experience with dance content based on the Critical-Supercoming Pedagogy (PCS) carried out
with a fifth grade class in the early years of Elementary School. The specific objectives
consisted of collectively elaborating, as well as experimenting, with the participating PE
teacher, a Didactic Unit (UD) that encourages and provides student participation, in addition to
understanding the limits and possibilities of approaching dance content in a critical proposal
overcoming. The concern with researching dance and its development in PE classes is justified
by the fact that the Curriculum in Movement of the Federal District (CMDF) inserts dance as a
content of body culture in all teaching stages of Basic Education. This work comprises a
theoretical foundation addressing three thematic axes: school PE and critical theories, dance as
a content of body culture and the CMDF, encompassing the Education with Movement
Program. From a methodological point of view, the research was divided into three stages and
was carried out with action-research outlines, whose primary objective is to allow researchers
and participants to actively seek to solve problems encountered with the aim of transforming
reality. In the first stage, we observed the classes planned and developed by the PE teacher,
with records in a field diary; in the second, we carried out a joint study with the teacher in order
to improve knowledge and elaborate a UD proposal in light of the PCS; in the third stage, we
developed such a proposal, using conversation circles and observations as evaluation
instruments. The entire process was carried out based on a critical conception of PE teaching
(SOARES, et al, 2012). The results of this experience and also of the collective construction
are presented and discussed, which provided formative contributions to the participating
teachers and that indicated possibilities and limits of systematizing the dance content in the
classes. This experience based on a critical proposal also enabled students to access dance
content in a critical and reflective way, as well as expanding their participation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|