http://repositorio.unb.br/handle/10482/47861
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
GuilhermeAugustoMeirellesSampaio_DISSERT.pdf | 29,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Autor : | Sampaio, Guilherme Augusto Meirelles |
Orientador(es):: | Gonçalves, Felipe Canova |
Assunto:: | Curta-metragem Linguagem audiovisual Gestão de criação Programa de entrevista Cinema - educação |
Fecha de publicación : | 23-feb-2024 |
Data de defesa:: | 27-feb-2023 |
Citación : | SAMPAIO, Guilherme Augusto Meirelles. A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 120, 46 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Atualmente há estudos nas ciências pedagógicas que buscam elucidar a importância do ensino-aprendizagem da linguagem audiovisual no âmbito escolar que, através de atividades de criação artística, estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante. A partir da experiência pedagógica na SEEDF e da adoção da metodologia pesquisa narrativa, o objetivo desta investigação é analisar o uso e a adequação da Abordagem Triangular, composta por três ações pedagógicas, quais sejam: a leitura de obra de arte, o fazer artístico e a contextualização, em três projetos de educação audiovisual, sendo eles, de curta-metragem de ficção, de filmes-carta e de programas de entrevistas. Essas ações demonstraram-se promissoras para possíveis projetos educacionais de audiovisual, com propósito libertador. |
Abstract: | Currently there are studies in pedagogical sciences which seek to elucidate the importance of the teaching-learning of audiovisual language in the school environment which, through artistic creation activities, stimulate the intellectual development and autonomy of the student. The aim of this research is to analyze, from the pedagogical experience in SEEDF and based on the narrative research methodology, the consonance between the Triangular Approach and Audiovisual Education in Basic Education. In three audiovisual projects at school, fiction short films, letter-films and interview programs, the actions of reading, making and contextualizing, which compose the Triangular Approach, proved to be feasible for the teaching-learning of audiovisual in school, with liberating purposes. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.