Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Evangelista, Danielle dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, Danielle dos Santos. Música na educação infantil : práticas musicais de quatro professoras de referência unidocentes no Distrito Federal. 2023. 196 f., il. (Mestrado Profissional em Arte ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47852 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal, as práticas musicais são
planejadas e organizadas por professoras de referência unidocentes, ou seja, a professora
regente da turma de crianças. Entende-se por unidocente a profissional pedagoga que
permanece, todo o tempo ou a maior parte do tempo, com as crianças no contexto
escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa de mestrado profissional tem como objeto de estudo
as práticas musicais de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil. Por
conseguinte, quatro professoras são as participantes desta pesquisa que pretende discutir as
potencialidades e os desafios das práticas musicais propostas por essas professoras no contexto
escolar da Educação Infantil pública no Distrito Federal. Para tanto, buscar-se-á refletir sobre a
relação entre as práticas musicais das professoras de referência unidocentes e sua formação
musical e pedagógico-musical; conhecer as práticas musicais propostas por elas no contexto
escolar; entender os significados que as professoras atribuem às suas práticas musicais; entender
como elas justificam essas práticas musicais no seu planejamento e na sua ação docente. Para
alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa cujo desenho
metodológico utiliza questionário de sondagem; entrevista parcialmente estruturada com
professoras de referência unidocentes da Educação Infantil; observação direta e participante das
práticas musicais das professoras e análise do documento planejamento pedagógico elaborado
por elas. As quatro profissionais participantes desta pesquisa atuam em escolas públicas de
Educação infantil das Regiões Administrativas de Santa Maria e do Gama, no Distrito
Federal. Os dados produzidos na pesquisa indicam que as práticas musicais propostas às
crianças pelas professoras de referência unidocentes abrangem variedade de experiências
sonoras. Os resultados evidenciam a importância que as professoras atribuem a características
do trabalho pedagógico que consideram específicas da Educação Infantil. As percepções que as
professoras têm sobre o seu trabalho docente com a música indicam insegurança quanto aos
próprios saberes musicais e à própria musicalidade. Espera-se que este trabalho, ao investigar
as práticas musicais, possa contribuir no que se refere ao trabalho de professores da Educação
Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e em relação à reflexão sobre a relevância
da música no contexto escolar da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música na educação infantil : práticas musicais de quatro professoras de referência unidocentes no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the public preschools of the Federal District, musical practices are planned and organized by
preschool teachers, who are the lead teachers of the children's classes. The preschool teachers
are pedagogues who remain with the children in the school context for entirety or most of the
time. For this perspective, this professional master's research aims to study the musical practices
of preschool teachers in early childhood education. Therefore, four teachers are participating in
this research, which seeks to discuss the potentialities and challenges of the musical practices
proposed by preschool teachers in the public preschool context of the Federal District, Brazil.
The investigation adopted a qualitative approach and a research design that includes a survey
questionnaire, partially structured interviews with preschool teachers in early childhood
education, direct and participant observation of teachers' musical practices, and an analysis of
the pedagogical planning documents they have created. The four participants in this research
work in public preschools in the Administrative Regions of Santa Maria and Gama in the
Federal District. The data produced in the research indicates that the musical practices proposed
to children by preschool teachers encompass a variety of sound experiences. The results
emphasize the importance of teachers' pedagogical work, which they consider specific to early
childhood education. The perceptions that teachers have about their teaching work with music
indicate insecurity regarding their musical knowledge and musicality. This research intends to
contribute to the work of teachers in early childhood education and the early years of elementary
education, as well as to reflect on the relevance of music in the preschool's context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|