http://repositorio.unb.br/handle/10482/47757
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ClerianeDosSantosMatiasBorges_DISSERT.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Contingenciamento nas verbas da educação superior : uma análise empírica acerca dos grupos de despesas afetados no período de 2014 a 2021 |
Autor : | Borges, Cleriane dos Santos Matias |
Orientador(es):: | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto:: | Universidades federais Financiamento da educação superior Alocação de recursos Contingenciamento |
Fecha de publicación : | 16-feb-2024 |
Data de defesa:: | 4-nov-2022 |
Citación : | BORGES, Cleriane dos Santos Matias. Contingenciamento nas verbas da educação superior: uma análise empírica acerca dos grupos de despesas afetados no período de 2014 a 2021. 2022. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | O sistema de Ensino Superior Público é financiado pelos governos, ou seja, pelo poder público, nos níveis federal, estadual e municipal. Sabe-se que o orçamento é elemento essencial para a estabilidade das contas públicas, além de indicar as prioridades do Governo para a sociedade. Contudo, a educação vem sofrendo consecutivos bloqueios no orçamento nos últimos tempos. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi verificar quais grupos de despesas foram mais afetados com os bloqueios destinados à Educação Superior, no período de 2014 a 2021. Os dados utilizados para a construção da pesquisa foram extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento/SIOP. Todos os valores monetários da pesquisa foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, tendo como base o mês de dezembro de 2021. Dessa forma, foi possível a comparação entre os valores dentro do período analisado. Assim, foi possível analisar empiricamente, as universidades que sofreram os maiores contingenciamentos no período em questão, bem como aquelas que sofreram os menores contingenciamentos. |
Abstract: | The Public Higher Education system is financed by governments, that is, by the public power, at the federal, state and municipal levels. It is known that the budget is an essential element for the stability of public accounts. In addition to indicating the Government's priorities for society. However, education has suffered consecutive budget blockages in recent times. In this sense, the objective of this work was to verify which groups of expenses were most affected by the blocks destined to Higher Education, in the period from 2014 to 2021. The data used for the construction of the research were extracted from the Integrated System of Planning and Budget/SIOP. All monetary values in the survey were deflated by the Broad Consumer Price Index, based on the month of December 2021. In this sense, it was possible to compare the values within the analyzed period. Thus, it was possible to empirically analyze the universities that suffered the greatest contingencies in the period, as well as those that suffered the smallest contingencies. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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