Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torres, Mateus Gamba | pt_BR |
dc.contributor.author | Viana, Luísa Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T21:34:43Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T21:34:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-15 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Luísa Pereira. "Suicidados" e "cocorocas": a ditadura civil-militar brasileira nas crônicas de Stanislaw Ponte Preta, de 1964 a 1968. 2023. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47621 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é investigar a produção de representações sobre a ditadura civilmilitar brasileira entre 1964 e 1968 a partir das crônicas de Stanislaw Ponte Preta. Compreendese que o golpe de 1964 e a instalação da ditadura aconteceram em meio a disputas sociais e
políticas, que se expressam também no campo do simbólico e do imaginário. Desse modo, esta
pesquisa investigou a forma em que o imaginário político e social se realiza nas crônicas de
Ponte Preta, não somente a partir dos elementos textuais, mas também a partir das mediações
sociais e culturais, que referenciam e que condicionam a sua escrita e a sua leitura. A
metodologia da pesquisa se baseou no cotejamento de fontes históricas, na análise da produção
literária de Stanislaw, no diálogo com a historiografia sobre o período e em reflexões sobre
autoria, literatura, imprensa e produção do humor. Foram selecionadas como fontes históricas
fundamentais para a investigação a coluna de Stanislaw Ponte Preta no jornal Última Hora e
suas crônicas publicadas nos livros Garoto Linha Dura e na série Festival de Besteira que
Assola o País. A partir da concepção de que a construção de um texto ocorre através de
dinâmicas sociais, que envolvem o autor, o público leitor e as condições para sua produção e
circulação, este trabalho considerou a dimensão política que marca as práticas e representações
constituídas pelas crônicas de Stanislaw entre 1964 e 1968. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | "Suicidados" e "cocorocas" : a ditadura civil-militar brasileira nas crônicas de Stanislaw Ponte Preta, de 1964 a 1968 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crônicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política e literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Porto, Sérgio Marcus Rangel, 1923-1968 (Stanislaw Ponte Preta) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research is to investigate the production of representations about the
Brazilian civil-military dictatorship between 1964 and 1968 based on the chronicles of
Stanislaw Ponte Preta. It is understood that the 1964 coup and the installation of the dictatorship
took place in the midst of social and political disputes, which are also expressed in the field of
the symbolic and the imaginary. Thus, this research investigated how the political and social
imaginary is realized in Ponte Preta's chronicles, not only from the textual elements, but also
from the social and cultural mediations, which reference and condition his writing and your
reading. The research methodology was based on the comparison of historical sources, on the
analysis of Stanislaw's literary production, on the dialogue with the historiography about the
period and on reflections on authorship, literature, press and humor production. Stanislaw Ponte
Preta's column in the newspaper Ultima Hora and his chronicles published in the books Garoto
Linha Dura and in the series Festival de Besteira que Assola o País were selected as
fundamental historical sources for the investigation. From the conception that the construction
of a text occurs through social dynamics, which involve the author, the readership and the
conditions for its production and circulation, this work considered the political dimension that
marks the practices and representations constituted by the chronicles of Stanislaw between 1964
and 1968. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|