http://repositorio.unb.br/handle/10482/47585
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPITULO_EducacaoFreirianaCultura.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação freiriana e cultura do trabalho |
Authors: | Moraes, Raquel de Almeida Silva, Ana Luiza Aureliano Rezende, Laiane Tavares de Rosa, Antonio Carlos de Mello Benjamin, Yasmim Whitney Moura Pazos, Valmor Cerqueira |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Decent Work Institute Centro Educação Paulo Freire Ceilândia Popular Movement for a Better Ceilândia Vida & Água nas Aris Project Universidade de Brasília |
Assunto:: | Ciência e tecnologia Economia solidária Trabalho |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | LASUS FAU; Editora Universidade de Brasília |
Citation: | MORAES, Raquel de Almeida et al. Educação freiriana e cultura do trabalho. In: ANDRADE, Liza Maria Souza de et al. Residência em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): habitat, agroecologia, economia solidária e saúde ecossistêmica: integrando pós-graduação e extensão. Brasília: LASUS FAU: Editora Universidade de Brasília, 2021. p. 111-147. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. Acesso em: 30 jan. 2024. |
Abstract: | Este capítulo apresenta discussões que incorporam os conceitos de tecnociência solidária, adequação sociotécnica e economia solidária e a dimensão do trabalho e renda na perspectiva freiriana, que considera a educação a partir da cultura do trabalho. No âmbito da disciplina “Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade –CTS–Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica”, que em uma abordagem interdisciplinar promoveu a integração de saberes sobreo habitat, agroecologia, economia solidária e saúde ecossistêmica, a construção deste capítulo, realizada de maneira dialógica, complementou as discussões temáticas apresentadas nas aulas. A partir do exercício de evidenciar a convergência entre o pensamento freiriano e a tecnociência solidária, o capítulo se divide entre fundamentação teórica e relatos de experiências nos territórios, abordando de maneira transversal a temática da disciplina. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. |
Appears in Collections: | Livros e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.