Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47130
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MonicaOliveiraDosSantos_DISSERT.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990)
Autor(es): Santos, Mônica Oliveira dos
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva - educação
Educação - história
Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil)
Práticas educacionais católicas
Data de publicação: 28-Dez-2023
Referência: SANTOS, Mônica Oliveira dos. Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990). 2023. 148 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Considerando que não houve estudos científicos referentes à História da Educação de Surdos em Brasília, especialmente sobre o Instituto Nossa Senhora do Brasil – INOSEB, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar as características da educação oferecida aos surdos no INOSEB, entre as décadas de 1960 a 1990. Para tanto, realizou-se uma pesquisa historiográfica, em que a metodologia compreendeu o acesso e utilização das fontes que a embasam. Em sua maioria, as fontes foram localizadas nos arquivos do INOSEB, constituídas por quatro grupos de documentos, quais sejam: relatos escritos sobre a história da congregação, documentos institucionais, fotografias e uma notícia do jornal Correio Braziliense. O acesso às demais notícias desse jornal se deram via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. As primeiras iniciativas de educação de surdos em Brasília remontam à década de 1960, em algumas instituições mantidas pelo poder público e/ou em escolas da Fundação Educacional do Distrito Federal, sobre as quais, infelizmente, nenhuma documentação parece ter sobrevivido ao tempo. Alguns vestígios dessas iniciativas foram localizados em notícias veiculadas em um periódico local. Essa fonte ainda não recebeu tratamento historiográfico por parte dos historiadores que têm se dedicado ao estudo da educação na capital federal. A investigação demonstrou o contexto da educação dos surdos no Distrito Federal, o processo de instalação do INOSEB nos anos 1960-1970, e analisou as características das práticas educativas do INOSEB nos anos 1970-1990. Apresenta-se como produto técnico desta pesquisa, um minicurso intitulado Aspectos históricos da educação de surdos no DF, que versa sobre as primeiras instituições de educação de surdos na referida região, por meio da atuação do INOSEB, nos anos de 1960 a 1990, e que abordará: os vestígios de práticas educacionais, práticas católicas e os itinerários de educação atravessados pelos conceitos de representação e prática; as memórias dos educadores sobre sua própria atuação na educação de surdos no DF. Dois conceitos foram fundamentais para as discussões neste trabalho: o de práticas e o de apropriação, ambos de Roger Chartier (2002). A conclusão indica, que pudemos confirmar a hipótese de que, dialogando com as práticas em voga para a educação de surdos - práticas que foram apropriadas com base nos interesses de evangelização da Congregação -, as Irmãs de Nossa Senhora do Calvário desenvolveram um trabalho educativo de caráter missionário junto aos surdos do DF. O INOSEB é uma das primeiras instituições da cidade voltada à educação de surdos, e sua história ainda não foi objeto de tratamento historiográfico. O estudo fez perceber a sua importância para a contribuição na história da educação de surdos no Brasil e, sobretudo, a necessidade de cobrir essa lacuna na historiografia do Distrito Federal.
Abstract: Considering that there were no scientific studies regarding the History of Education for the Deaf in Brasilia, especially on the Instituto Nossa Senhora do Brasil - INOSEB, the objective of this research was to investigate the characteristics of the education offered to the deaf at INOSEB, between the 1960s to 1990. To this end, a historiographical research was carried out, in which the methodology included the access and use of the sources that support it. For the most part, the sources were located in the INOSEB archives, consisting of four groups of documents: namely written reports on the history of the congregation, institutional documents, photographs and news from the newspaper Correio Braziliense, via Digital Hemeroteca of the National Library. The first initiatives of deaf education in Brasilia date back to the 1960s, in some institutions maintained by the public power and/or in schools of the Educational Foundation of the Federal District, about which, unfortunately, no documentation seems to have survived the time. Some traces of these initiatives were located in news stories published in a local newspaper. This source has not yet received historiographical treatment by historians who have dedicated themselves to the study of education in the federal capital. The investigation demonstrated the context of the education of the deaf in the Federal District, the process of installation of INOSEB in the years 1960-1970, and analyzed the characteristics of the educational practices of INOSEB in the years 1970-1990. It is presented as a technical product of this research, a short course entitled Historical aspects of the education of the deaf in the DF, which deals with the first institutions of education of the deaf in the DF, through the performance of INOSEB, in the years 1960 to 1990, and which will address: the vestiges of educational practices, Catholic practices and the itineraries of education crossed by the concepts of representation and practice; the memories of educators about their own performance in the education of deaf people in the Federal District. Two concepts were fundamental to the discussions in this work: that of practices and that of appropriation, both by Roger Chartier (2002). The conclusion indicates that we could confirm the hypothesis that, dialoguing with the practices in vogue for the education of the deaf - practices that were appropriated based on the interests of evangelization of the Congregation -, the Sisters of Our Lady of Calvary developed an educational work of missionary character among the deaf in the DF. INOSEB is one of the first institutions in the city focused on the education of the deaf, and its history has not yet been the object of historiographical treatment. The study made us realize its importance for the contribution in the history of deaf education in Brazil and, above all, to cover a gap in the historiography of the Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.