Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Mônica Oliveira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T18:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mônica Oliveira dos. Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990). 2023. 148 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47130 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que não houve estudos científicos referentes à História da Educação de Surdos
em Brasília, especialmente sobre o Instituto Nossa Senhora do Brasil – INOSEB, o objetivo
desta pesquisa foi o de investigar as características da educação oferecida aos surdos no
INOSEB, entre as décadas de 1960 a 1990. Para tanto, realizou-se uma pesquisa historiográfica,
em que a metodologia compreendeu o acesso e utilização das fontes que a embasam. Em sua
maioria, as fontes foram localizadas nos arquivos do INOSEB, constituídas por quatro grupos
de documentos, quais sejam: relatos escritos sobre a história da congregação, documentos
institucionais, fotografias e uma notícia do jornal Correio Braziliense. O acesso às demais
notícias desse jornal se deram via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. As primeiras
iniciativas de educação de surdos em Brasília remontam à década de 1960, em algumas
instituições mantidas pelo poder público e/ou em escolas da Fundação Educacional do Distrito
Federal, sobre as quais, infelizmente, nenhuma documentação parece ter sobrevivido ao tempo.
Alguns vestígios dessas iniciativas foram localizados em notícias veiculadas em um periódico
local. Essa fonte ainda não recebeu tratamento historiográfico por parte dos historiadores que
têm se dedicado ao estudo da educação na capital federal. A investigação demonstrou o
contexto da educação dos surdos no Distrito Federal, o processo de instalação do INOSEB nos
anos 1960-1970, e analisou as características das práticas educativas do INOSEB nos anos
1970-1990. Apresenta-se como produto técnico desta pesquisa, um minicurso intitulado
Aspectos históricos da educação de surdos no DF, que versa sobre as primeiras instituições de
educação de surdos na referida região, por meio da atuação do INOSEB, nos anos de 1960 a
1990, e que abordará: os vestígios de práticas educacionais, práticas católicas e os itinerários
de educação atravessados pelos conceitos de representação e prática; as memórias dos
educadores sobre sua própria atuação na educação de surdos no DF. Dois conceitos foram
fundamentais para as discussões neste trabalho: o de práticas e o de apropriação, ambos de
Roger Chartier (2002). A conclusão indica, que pudemos confirmar a hipótese de que,
dialogando com as práticas em voga para a educação de surdos - práticas que foram apropriadas
com base nos interesses de evangelização da Congregação -, as Irmãs de Nossa Senhora do
Calvário desenvolveram um trabalho educativo de caráter missionário junto aos surdos do DF.
O INOSEB é uma das primeiras instituições da cidade voltada à educação de surdos, e sua
história ainda não foi objeto de tratamento historiográfico. O estudo fez perceber a sua
importância para a contribuição na história da educação de surdos no Brasil e, sobretudo, a
necessidade de cobrir essa lacuna na historiografia do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educacionais católicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering that there were no scientific studies regarding the History of Education for the Deaf
in Brasilia, especially on the Instituto Nossa Senhora do Brasil - INOSEB, the objective of this
research was to investigate the characteristics of the education offered to the deaf at INOSEB,
between the 1960s to 1990. To this end, a historiographical research was carried out, in which
the methodology included the access and use of the sources that support it. For the most part,
the sources were located in the INOSEB archives, consisting of four groups of documents:
namely written reports on the history of the congregation, institutional documents, photographs
and news from the newspaper Correio Braziliense, via Digital Hemeroteca of the National
Library. The first initiatives of deaf education in Brasilia date back to the 1960s, in some
institutions maintained by the public power and/or in schools of the Educational Foundation of
the Federal District, about which, unfortunately, no documentation seems to have survived the
time. Some traces of these initiatives were located in news stories published in a local
newspaper. This source has not yet received historiographical treatment by historians who have
dedicated themselves to the study of education in the federal capital. The investigation
demonstrated the context of the education of the deaf in the Federal District, the process of
installation of INOSEB in the years 1960-1970, and analyzed the characteristics of the
educational practices of INOSEB in the years 1970-1990. It is presented as a technical product
of this research, a short course entitled Historical aspects of the education of the deaf in the DF,
which deals with the first institutions of education of the deaf in the DF, through the
performance of INOSEB, in the years 1960 to 1990, and which will address: the vestiges of
educational practices, Catholic practices and the itineraries of education crossed by the concepts
of representation and practice; the memories of educators about their own performance in the
education of deaf people in the Federal District. Two concepts were fundamental to the
discussions in this work: that of practices and that of appropriation, both by Roger Chartier
(2002). The conclusion indicates that we could confirm the hypothesis that, dialoguing with
the practices in vogue for the education of the deaf - practices that were appropriated based on
the interests of evangelization of the Congregation -, the Sisters of Our Lady of Calvary
developed an educational work of missionary character among the deaf in the DF. INOSEB is
one of the first institutions in the city focused on the education of the deaf, and its history has
not yet been the object of historiographical treatment. The study made us realize its importance
for the contribution in the history of deaf education in Brazil and, above all, to cover a gap in
the historiography of the Federal District. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|