http://repositorio.unb.br/handle/10482/47070
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
RizalvaDosSantosCardosoRabelo_DISSERT.pdf | 613,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Criatividade e elaboração de problemas de matemática : um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamental |
Autor : | Rabêlo, Rizalva dos Santos Cardoso |
Orientador(es):: | Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto:: | Matemática - criatividade Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico Formação de educadores Professores de matemática |
Fecha de publicación : | 21-dic-2023 |
Data de defesa:: | 30-jun-2023 |
Citación : | RABÊLO, Rizalva dos Santos Cardoso. Criatividade e elaboração de problemas de matemática: um estudo com professores dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Trata-se de pesquisa onde o objeto foi analisar as produções de um grupo de professores de matemática, que transformaram problemas fechados em problemas abertos por considerar que os problemas abertos podem desencadear as características da criatividade (fluência, flexibilidade e originalidade) e tendo como referencial inúmeras pesquisas no tema. Como estratégia metodológica optou-se por uma pesquisa qualitativa, de natureza explicativa e exploratória, tendo por condução de dados professores de matemática dos anos finais e a categorização das respostas propostas por eles (análise qualitativa). Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário composto por duas partes: a primeira para obter informações sobre o perfil dos participantes e a segunda composta por 4 problemas fechados para serem transformados em problemas abertos. Por resultados obteve-se o perfil dos professores; como definem a criatividade; a frequência que usam problemas em sala; e como elaboram problemas abertos partindo de problemas fechados. |
Abstract: | This is a research where the object was to analyze the productions of a group of mathematics teachers, who transformed closed problems into open problems, considering that open problems can trigger the characteristics of creativity (fluency, flexibility and originality) and having as a reference numerous researches on the subject. As a methodological strategy, a qualitative research was chosen, of an explanatory and exploratory nature, using data from mathematics teachers in the final years and the categorization of the answers proposed by them (qualitative analysis). A questionnaire consisting of two parts was used as a data collection instrument: the first to obtain information about the profile of the participants and the second consisting of 4 closed problems to be transformed into open problems. By results, the profile of the teachers was obtained; how they define creativity; the frequency they use problems in the classroom; and how they elaborate open problems starting from closed problems. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.