http://repositorio.unb.br/handle/10482/46683
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2022_LauraPatrícioMacedo.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Identidade profissional nas fotografias de cena de crime uma comparação entre a fotografia forense e o fotojornalismo |
Auteur(s): | Macedo, Laura Patrício |
Orientador(es):: | Pereira, Fábio Henrique |
Assunto:: | Fotografia documentária Fotojornalismo Perícia forense Identidade profissional |
Date de publication: | 16-oct-2023 |
Data de defesa:: | 16-jan-2023 |
Référence bibliographique: | MACEDO, Laura Patrício. Identidade profissional nas fotografias de cena de crime uma comparação entre a fotografia forense e o fotojornalismo. 2022. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | As fotografias de cena de crime podem ser encontradas tanto em arquivos policiais, compondo laudos periciais, como nas páginas de jornais, ilustrando notícias de violência urbana. Apesar de representarem um mesmo evento, essas imagens se diferem entre si pois são produtos de dois campos profissionais distintos, o jornalismo e a ciência forense, que possuem convenções diferentes. Este estudo se propõe a investigar as identidades profissionais desses dois meios de produção de fotografia de cena de crime e perceber como, no ato da fotografia, essas identidades se manifestam. Para atingir esse objetivo, um método de análise de imagens qualitativo e comparativo, em que alguns critérios de avaliação foram desenvolvidos a partir de uma revisão bibliográfica e outros de forma indutiva, foi utilizado com o intuito de investigar a fotografia como prática comum entre dois contextos bastante diversos. Um corpus de fotografias foi formado a partir de três notícias de crime ocorridos no Distrito Federal e dos seus respectivos laudos periciais, resultando em um total de 36 fotos de jornais on-line e 132 fotografias forenses. Os conceitos de convenções, mundo dos jornalistas e identidades profissionais são explorados no trabalho como formas de compreender a fotografia, entendidas como resultado das rotinas e práticas dos meios em que são produzidas e utilizadas. Além da análise de imagens, a realização de seis entrevistas possibilitou uma aproximação entre o discurso dos profissionais e suas produções fotográficas. Ao fim, é possível acessar as imagens analisadas a partir das identidades profissionais de seus autores, vinculadas às formas de agir dentro de seus grupos de atuação. A percepção posiciona a cena do crime como um espaço visual construído, a partir de diferentes práticas e propósitos, em dois meios de representação distintos, dentro dos quais adquirem forma e sentido. O fotojornalismo se mostrou próximo a emoções, tanto em suas representações como na escolha pela profissão, que enfrenta um momento de precarização em que seus participantes desenvolvem formas inovadoras de atuação. Já a perícia criminal se apresentou em um contexto de produção de provas em que seus profissionais transitam entre diferentes mundos, o da ciência, o policial e o judiciário, de forma que buscam traduzir seus resultados e se antecipar às demandas para os seus públicos. |
Abstract: | Crime scene photographs can be seen both in police files, throughout forensic reports, and in newspaper pages, illustrating news of urban violence. Despite representing the same event, these images differ from each other because they are products of two distinct professional fields, journalism and forensic science, which share different set of conventions. This study proposes to investigate the professional identities of these two worlds in wich crime scene photography are being produced, and to understand how, through photography, these identities manifest themselves. To achieve this objective, a qualitative and comparative image analysis was elaborated in order to investigate photography as a common practice between two diverse contexts. A corpus of 168 photographs was formed - 36 from online newspapers and 132 forensic photographs - from three crimes that occurred in the Federal District. The concepts of conventions, the world of journalists and professional identities are used in this work as ways of understanding photography as a product of the routines and practices of the environments they are produced. In addition to image analysis, six interviews enabled an approximation between the professionals' discourse and their photographic productions. At the end, it is possible to access these images through the professional identities of their authors, related to the ways of acting within their groups. The crime scene was then perceived as a constructed visual space, based on different practices and purposes, in two distinct spaces of representation, within which they acquire meaning. Photojournalism was identified to be close to emotions, both in its representations and in relation to the actors’ choice of this profession, which faces a moment of precariousness in which its participants develop innovative ways of acting. Criminal expertise, on the other hand, is presented in a context of evidence production in which its professionals transit between different worlds, of science, the police and the judiciary, in a way that they seek to anticipate the demands of their audiences. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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