Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46676
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ FormacaoDocenteDiscussao.pdf289,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSato, Bárbara Akemi-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2023-10-16T11:46:14Z-
dc.date.available2023-10-16T11:46:14Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSATO, Bárbara Akemi; CASTIONI, Remi. Formação docente: discussão internacional e a atualidade das ideias de Anísio Teixeira. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 14, n. 31, p. 125-138, 2022. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.616. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/616. Acesso em: 16 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46676-
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo apresentar as principais discussões internacionais sobre formação docente, bem como resgatar as ideias do grande educador brasileiro Anísio Teixeira, que foi um visionário para sua época abordando temas importantes sobre educação e formação docente. As ideias inovadoras de Anísio Teixeira, nem sempre colocadas em prática, continuam atuais e vão ao encontro das iniciativas internacionais que obtiveram êxito no âmbito educacional, focando principalmente na formação docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autênticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação docente : discussão internacional e a atualidade das ideias de Anísio Teixeirapt_BR
dc.title.alternativeTeacher education : international discussion and the current updates of Anísio Teixeira’s ideaspt_BR
dc.title.alternativeLa formación docente : discusión internacional y actualización de las ideas de Anísio Teixeirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeixeira, Anísiopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.616pt_BR
dc.description.abstract1The article aims to present the main international discussions on teacher training, as well as to rescue the ideas of the great Brazilian educator Anísio Teixeira, who was a visionary for his time as he addressed important topics about education and teacher training– ideas currently implemented and debated in many countries with good results in the educational area, among them the preceptorship that was recommended in the I National Education Plan, in 1962.Anísio Teixeira’s innovative ideas, even though they have not always been put into practice, remain current and meet international initiatives that have been successful in the educational field, focusing mainly on teacher training. The research is linked to a qualitative approach, with emphasis on bibliographic review and document analysis. The results of this article indicate that several countries have achieved success in the educational area by including teacher training in the debate and in their actions as the guiding center of their educational policies, and, in Brazil, Anísio Teixeira has always fought for the strengthening of teacher training.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo tiene como objetivo presentar las principales discusiones internacionales sobre la formación docente, así como rescatar las ideas del gran educador brasileño Anísio Teixeira, quien fue un visionario para su época al abordaraspectos importantes de la educación y formación del profesorado– ideas actualmente implementadas y debatidas en muchos países con buenos resultados en el área educativa, entre ellas la preceptoría que fue recomendada en el I Plan Nacional de Educación, en 1962. Las ideas innovadoras de AnísioTeixeira, no siempre puesta en práctica, sigue siendo actual y satisface las necesidades deiniciativas internacionales que han tenido éxito en el campo educativo, centrándose enprincipalmente en la formación de profesores. La investigación está vinculada a un enfoque cualitativo, con énfasis en la revisión bibliográfica y análisis de documentos. Los resultados de este artículo indican que varios países han logrado éxitos en el área educativa al incluir la formación docente en el debate y en sus acciones como eje guía de sus políticas educativas, y, en Brasil, Anísio Teixeira siempre luchó por el fortalecimiento de la formación de profesores.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0177-6604pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.