Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46662
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Title: Avaliação de eficiência energética e conforto térmico de projetos educacionais padronizados do FNDE
Authors: Teles, Camila Correia
Góes, Thiago Montenegro
Lopes, Adriano Felipe Oliveira
Fernandes, Júlia Teixeira
Amorim, Cláudia Naves David
Silva, Caio Frederico e
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Quali-A Conforto e Eficiência Energética
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Assunto:: Eficiência energética
Etiquetagem
Escolas públicas
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasil)
Conforto térmico
Issue Date: Sep-2019
Publisher: ANTAC
Citation: TELES, Camila Correia et al. Avaliação de eficiência energética e conforto térmico de projetos educacionais padronizados do FNDE. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., e ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., João Pessoa, 2019. Anais […]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 2246-2255. Tema: Mudanças climáticas, concentração urbana e novas tecnologias. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view. Acesso em: 11 out. 2023.
Abstract: Este artigo apresenta o processo de adequação para etiqueta de eficiência energética nível “A” do projeto de três novas tipologias arquitetônicas para unidades de ensino fundamental com 5 e 9 salas, atualmente em desenvolvimento para as 8 zonas bioclimáticas brasileiras pela equipe técnica da Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura (CODIN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O método está estruturado em 4 etapas: primeiramente, organizou-se um diagnóstico preliminar das etiquetas atuais dos projetos dos edifícios; na segunda etapa, atuou-se na adequação da transmitância térmica das paredes e cobertura, tendo sido calculados os respectivos resultados finais de etiqueta; a terceira etapa envolveu a simulação das horas ocupadas em conforto do Bloco de Sala de Aula; na quarta e última etapa foi apresentado um resumo das propostas de adequações por família de projeto. A análise foi feita por comparação entre dados de entrada (transmitância, fator solar do vidro, taxa de sombreamento) e resultados de etiqueta da envoltória, assim como entre os resultados de etiqueta e percentual de horas em conforto. Os dados mostraram que o alcance dos pré-requisitos com redução da transmitância térmica da envoltória foi suficiente para permitir etiqueta A em 6 das 8 zonas bioclimáticas brasileiras, com diferentes níveis de isolamento térmico da cobertura. Porém, foram necessárias estratégias adicionais para garantir o conforto térmico nas salas de aula. Neste sentido, concluiu-se que o projeto deveria sofrer alterações por grupos de zonas bioclimáticas, chegando a um total de 3 diferentes projetos-padrão.
Abstract: This article presents the adaptation process for label A of the project of three new architectural typologies for elementary schools with 5 and 9 rooms, currently under development for the 8 Brazilian bioclimatic zones by the technical team of the Coordination of Infrastructure Development – CODIN of the Education Development National Foundation FNDE. The methodological procedures of the article can be structured in 4 steps: the first one consisted of preliminary diagnosis of the current labels of the projects of the buildings; in the second step, the adequacy of the thermal transmittance of the walls and cover, and the respective final label results were calculated; the third step involved the simulation of the hours occupied in the comfort of the Classroom Block; in the fourth and last step, a summary of the proposals for adjustments by project family was presented. The analysis was comparing input data (transmittance, solar glass factor, shading rate) and envelope labelling results, as well as between label results and percent comfort hours. The data showed that the reach of the prerequisites with reduction of the thermal transmittance of the envelope was sufficient to allow A-label in 6 of the 8 Brazilian bioclimatic zones, with different levels of thermal insulation of the cover. However, additional strategies were required to ensure thermal comfort in classrooms. In this sense, it was concluded that the project should be modified by groups of bioclimatic zones, reaching a total of 3 different standard projects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.relation.publisherversion: https://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em evento

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46662/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.