http://repositorio.unb.br/handle/10482/46351
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2022_ReiglerSiqueiraPedroza.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os rituais/ festejos da Comunidade Quilombola Magalhães : em cena a performance da Folia de São Sebastião |
Auteur(s): | Pedroza, Reigler Siqueira |
metadata.dc.contributor.email: | reigler@hotmail.com |
Orientador(es):: | Almeida, Dulce Maria Filgueira de |
Assunto:: | Comunidades quilombolas Rituais (símbolos) Corpo Festas populares |
Date de publication: | 17-aoû-2023 |
Data de defesa:: | 7-oct-2022 |
Référence bibliographique: | PEDROZA, Reigler Siqueira. Os rituais/ festejos da Comunidade Quilombola Magalhães: em cena a performance da Folia de São Sebastião. 2022. 173 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Esta pesquisa analisa os símbolos rituais da folia de Folia de São Sebastião a partir de suas performances, bem como, suas interfaces com outros três rituais/festejos da Comunidade Quilombola Magalhães. O método etnográfico foi utilizado como recurso metodológico, tendo como instrumentos de coleta de dados o diário de campo, a observação participante e o registro audiovisual. A folia de São Sebastião é caracterizada por três períodos, sendo eles: o pré-liminar (separação-estrutura) relacionado à saída da bandeira na casa do encarregado, o liminar (margem-antiestrutura) composto pelo giro da bandeira nos povoados da região do município de Nova Roma/GO e o pós-liminar (agregação) com a entrega da bandeira na casa dos festeiros. A bandeira da folia de São Sebastião é o símbolo ritual na sua menor unidade (dominante), não sendo apenas uma representação da divindade em si, mas sua presença perante os homens com capacidade de alterar a realidade do grupo social. A polarização do processo ritual ocorre através das performances, em que o agasalho, o canto para o dono da casa, o bendito de mesa, a despedida, o rala, a ladainha, a reza e o levantamento do mastro (estão relacionadas ao polo ideológico) e as brincadeiras (sussa, curraleira e corrido), além do forró (estão relacionadas ao polo sensorial). Estas performances se subdividem nos três períodos do rito, sendo que o bendito de mesa e a sussa são os únicos que compõem os três momentos. A folia é um ritual caracterizado pela dádiva, em que as trocas intercambiadas de dar, receber e retribuir ocorrem através da reciprocidade e mediada pelo símbolo dominante (a bandeira). Já nos outros três rituais/festejos da Comunidade Quilombola Magalhães temos o período pré-liminar (separação-estrutura) no sacrifício do animal e preparativos para a reza, o liminar (margem-antiestrutura) na reza e jantar e o pós-liminar (agregação) no forró e organização coletiva do espaço em que ocorreu o rito. Estes quatro rituais/festejos compartilham a performance da reza e do forró em seus processos rituais, pois são oriundos de uma hibridização cultural entre os dois rituais/festejos mais antigos da comunidade quilombola, ou seja, a folia de São Sebastião e a reza para Nossa Senhora da Conceição que estruturam os outros dois. |
Abstract: | This research analyzes the ritual symbols of the Folia de São Sebastião revelry based on their performances, as well as their interfaces with three other rituals/celebrations of the Quilombola Magalhães Community. The ethnographic method was used as a methodological resource, using the field diary, participant observation and audiovisual record as instruments for data collection. The revelry of São Sebastião is characterized by three periods, namely: the preliminary (structure-separation) related to the departure of the flag in the house of the foreman, the preliminary (anti-structure margin) composed by the flag turning in the towns of the region of São Sebastião municipality of Nova Roma/GO and the post-injunction (aggregation) with the delivery of the flag at the house of the revelers. The flag of the feast of São Sebastião is the ritual symbol in its smallest unit (dominant), not being just a representation of the divinity itself, but its presence before men with the capacity to change the reality of the social group. The polarization of the ritual process occurs through the performances, in which the warm clothing, the song for the owner of the house, the blessed table, the farewell, the rala, the litany, the prayer and the raising of the mast (they are related to the ideological pole ) and games (whisper, curraleira and corrido), in addition to forró (related to the sensorial pole). These performances are subdivided into the three periods of the rite, with the blessed table and the sussa being the only ones that make up the three moments. The revelry is a ritual characterized by the gift, in which the exchanged exchanges of giving, receiving and reciprocating occur through reciprocity and mediated by the dominant symbol (the flag). In the other three rituals/festivals of the Magalhães Quilombola Community, we have the pre-liminal period (structure-separation) in the sacrifice of the animal and preparations for prayer, the liminal (anti-structure margin) in prayer and dinner and the post-liminal (aggregation ) in forró and collective organization of the space in which the rite took place. These four rituals/festivals share the performance of prayer and forró in their ritual processes, as they come from a cultural hybridization between the two oldest rituals/celebrations of the quilombola community, that is, the feast of São Sebastião and the prayer for Nossa Senhora da Conceição that structure the other two. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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