Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4629
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_GiulianaCastroBrossi.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open
Title: Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
Authors: Brossi, Giuliana Castro
Orientador(es):: Conceição, Mariney Pereira
Assunto:: Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino superior
Issue Date: 17-May-2010
Citation: BROSSI, Giuliana Castro. Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Este estudo investiga as crenças sobre aprendizagem de língua estrangeira (inglês) e sobre o planejamento de curso de uma professora da escola pública. Não se limita, no entanto, a apenas identificar as crenças da professora, mas propõe, ainda, uma investigação das relações entre as crenças, ações e o planejamento de curso. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista. Uma professora do 7º ano do Ensino Fundamental foi a informante do estudo e os dados foram coletados em uma escola pública do interior do estado de Goiás. Os instrumentos utilizados foram um questionário escrito, entrevistas individuais, narrativa, gravação de aulas em áudio e vídeo, sessões de visionamento, além da análise de documento. Os resultados sugerem que, além das crenças, outros fatores influenciam a seleção do conteúdo, o planejamento de curso e as ações da professora. Evidenciou-se, ainda, uma relação entre as experiências e as crenças, assim como entre experiências e as ações. O estudo contribui para ampliar as pesquisas relacionadas ao planejamento de curso e a crenças sobre aspectos específicos na aprendizagem de língua estrangeira, além de colaborar para a formação de professores. Esta investigação apresenta, ainda, implicações para a reflexão acerca do papel do professor e do aluno no processo planejamento-ensino-aprendizagem de língua(s). ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the beliefs about the learning process of a foreign language (English) and about the curricular plan of a teacher in a public school. It not only identifies the beliefs of the teacher, but also proposes to investigate the relationships among beliefs, actions and the actual planning of the curriculum. The research encompasses a case study of qualitativeinterpretive nature. A seventh grade teacher participated as informant of this study and the data gathered came from a public school from the state of Goiás, Brazil. The instruments used to gather information include a written questionnaire, individual interviews, narratives, audio and video recording of classes, observed sessions by researcher, as well as analysis of documents. The results suggest that, beyond beliefs, other factors influence the selection of content, the planning of the curriculum and the actions of the teacher. Evidence points to a relationship between the experiences and beliefs, as well as between experiences and actions. The study contributes to expand the researches related to planning of curriculums and the beliefs regarding specific aspects in the learning process of a foreign language, thus collaborating with the training of teachers. This investigation also suggests a reflection about the role of the teacher and of the student in the process of planning-teaching-learning process of a language.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4629/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.