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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46157
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Title: O ensino da genética humana : pesquisa e avaliação de artigos da Revista Genética na escola para a construção de um jogo didático
Other Titles: The teaching of human genetics : research and evaluation of articles from the Genetics Journal in School for the construction of a didactic game
Authors: Motta, Ailla de Oliveira
Orientador(es):: Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Assunto:: Genética humana
Biologia - estudo e ensino
Recursos didáticos
Jogos educativos
Issue Date: 20-Jul-2023
Citation: MOTTA, Ailla de Oliveira. O ensino da genética humana: pesquisa e avaliação de artigos da Revista Genética na escola para a construção de um jogo didático. 2022. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A Genética Humana é uma área que desperta o interesse dos estudantes e aproxima o conhecimento científico da realidade cotidiana da sociedade. Entretanto, a literatura da área aponta que o ensino da Genética Humana apresenta muitas dificuldades e inadequações, principalmente nos exemplos abordados nos livros didáticos, como também dificuldades na transposição didática por parte dos professores. Os objetivos desse trabalho foram realizar um levantamento, seleção e análise dos materiais didáticos que abordam a Genética Humana, publicados na revista Genética na Escola e propor um recurso didático que permita integrar o ensino da Genética Humana de forma interativa, dinâmica e contextualizada. Os resultados encontrados permitiram a elaboração de um panorama geral a partir da análise de 84 artigos publicados no período de 2015 a 2021. Foram sistematizados os seguintes dados: título, edição, seção da revista, instituição, autor e categoria em que cada artigo está inserido. As seções da revista com maior número de publicações foram Um gene e Material Didático, com 21 publicaçõs em cada seção. A instituição com maior número de publicações foi a Universidade de São Paulo (27%). A maioria (48%) dos artigos apresentam estudantes de pós-graduação como primeiros autores. Em relação ao conteúdo, os artigos foram divididos em seis categorias a partir da análise de título e resumo, sendo elas: Novos conhecimentos, Herança Monogênica, Nova ferramenta para o Ensino, Genética e Sociedade, Herança Uniparental e Herança multifatorial. As categorias Nova ferramenta para o Ensino e Genética e Sociedade, representam 45% das publicações, o que reflete uma mudança nas metodologias e abordagens pedagógicas propostas para o ensino e a consolidação da aprendizagem da Genética Humana na Educação Básica. A partir do panorama geral foi realizada uma seleção de 10 artigos, que pudessem compor um novo recurso didático para o ensino da temática. Os artigos foram lidos na integra e foram analisados quanto à adequação aos objetivos, competências e habilidades contidos na Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. A partir das adequações dos artigos às diretrizes da Educação Básica Brasileira, o jogo Família sem Memória - Investigando a Relação de Parentesco foi elaborado com base na abordagem do Ensino por Investigação. O jogo Família sem Memória - Investigando a Relação de Parentesco, enquanto recurso didático permite integrar o conhecimento de diferentes características fenotípicas que deverão ser analisadas e interpretadas para a resolução do jogo. O jogo é organizado em etapas, o que possibilita ao professor aplicar diferentes estratégias ao longo do processo, permitindo uma aprendizagem participativa e protagonizada pelos estudantes.
Abstract: Human Genetics is an area that arouses the interest of students and brings scientific knowledge closer to the everyday reality of the society. However, the literature in the area points out that the teaching of Human Genetics presents many difficulties and inadequacies, mainly in the examples discussed in textbooks, as well as difficulties in the didactic transposition by the teachers’ parts.The objectives of this work were to carry out a survey, selection and analysis of didactic materials that address Human Genetics, published in the magazine Genetics at school and to propose a didactic resource that allows integrating the teaching of Human Genetics in an interactive, dynamic and contextualized way. The results found allowed the elaboration of an overview based on the analysis of 84 articles, from 2015 to 2022. The following data were systematized: title, edition, journal section, institution, author and category in which each article is inserted . The journal sections with the highest number of publications were Um gene e material didático, with 21 publications in each section. The institution with the highest number of publications was the University of São Paulo (27%). Most (48%) of the articles present graduate students as first authors. Regarding the content, the articles were divided into six categories based on the analysis of the title and abstract, namely: New knowledge, Monogenic Inheritance, New Tool for Teaching, Genetics and Society, Uniparental Inheritance and Multifactorial Inheritance. The categories New Tool for Teaching and Genetics and Society represent 45% of publications, which reflects a change in methodologies and pedagogical approaches proposed for teaching and consolidating Human Genetics learning in Basic Education. From the general panorama, a selection of 10 articles was carried out, which could compose a new didactic resource for the teaching of the subject. The articles were read in their entirety and analyzed as to their adequacy to the objectives, competencies and skills contained in the National Common Curriculum Base and the Moving Curriculum of the New High School. Based on the adequacy of the articles to the Brazilian Basic Education guidelines, the game Family without Memory - Investigating the Kinship Relationship was developed based on the approach of Teaching by Investigation. The game Family without Memory - Investigating the Relationship of Kinship, as a didactic resource, allows to integrate the knowledge of different phenotypic characteristics that must be analyzed and interpreted to solve the game. The game is organized in stages, which allows the teacher to apply different strategies throughout the process, allowing participatory learning led by students.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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