Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Deborah Oliveira Martins dos | - |
dc.contributor.author | Lopes, Selma Regina de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T22:35:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T22:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Selma Regina de Assis. Evasão de alunos no Ensino Superior: ações para reduzir a evasão nas IES. 2022. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45879 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão de alunos representa um desafio educacional complexo, que ocorre em todos os tipos
de instituição de ensino e afeta o sistema educacional como um todo. Portanto, o objetivo deste
estudo é conhecer quais são as políticas ou ações adotadas nas Universidades Federais para
conter a evasão de alunos, nos cursos presenciais, visando a melhoria dos índices acadêmicos.
Para isso foi enviado um questionário às Universidades Federais solicitando o percentual de
evasão no período de 2015 a 2021 e quais as estratégias usadas para combatê-la. Como resultado
verificou-se que a monitoria, tutoria, auxílios e acompanhamento pedagógico estão entre as
ações mais citadas pelas IFES para o combate da evasão. Verificou-se, também, que existem
divergências entre os números de evasão de alunos apresentados pelas instituições e pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evasão de alunos no Ensino Superior : ações para reduzir a evasão nas IES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Student dropout represents a complex educational challenge, occurring in all types of
educational institutions and affecting the educational system in its entirety. Therefore, the
objective of this study is to know which policies or actions are adopted in federal universities
to contain student dropout in face-to-face courses, aiming at improving academic indices. For
this, a quiz was sent to the Federal Universities requesting the percentage of dropouts during
the period of 2015 to 2021 and what strategies were used to counter it. It was observed that
monitoring, tutoring, aid and pedagogical accompaniment are among the actions most cited by
the Federal Institutions of Higher Education (IFES) to counter dropout. Additionally, it was
observed that there are discrepancies between the number of student dropouts reported by the
institutions and by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira
(Inep). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|