http://repositorio.unb.br/handle/10482/45861
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_NayaradosSantosRodrigues.pdf | 12,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Cuidado urológico infantil direcionado para Enfermagem na Atenção Primária à Saúde : desenvolvimento de protótipo da iniciativa CUIDE |
Outros títulos: | Chilhood Urological care directed to nursing in the Primary Health Care : prototype development of the CUIDE initiative Atención urológica infantil dirigida a enfermería en atención primaria de salud : desarrollo de un prototipo de la iniciativa CUIDE |
Autor(es): | Rodrigues, Nayara dos Santos |
E-mail do autor: | nsrodrigues94@gmail.com |
Orientador(es): | Martins, Gisele |
Coorientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Sintomas do trato urinário inferior Crianças - saúde e higiene Atenção primária à saúde Prática avançada de Enfermagem |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Data de defesa: | 4-Nov-2022 |
Referência: | RODRIGUES, Nayara dos Santos. Cuidado urológico infantil direcionado para Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: desenvolvimento de protótipo da iniciativa CUIDE. 2022. 223 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Introdução: A ocorrência dos sintomas urinários na infância pode estar relacionada à significativo constrangimento emocional e comprometimento da qualidade de vida. Para tanto, o enfermeiro precisa conseguir captar em profundidade a experiência da criança com sintomas urinários e de sua família para propor intervenções efetivas e sensíveis, visto ser uma temática rodeada de estigmas. Neste contexto, destaca-se a importância da Enfermagem de Prática Avançada enquanto conhecimento especializado, com habilidade para a tomada de decisão complexa e competências clínicas necessárias para a prática expandida. E a Atenção Primária à Saúde enquanto espaço promissor tanto para a atuação do enfermeiro com o escopo de enfermagem de prática avançada quanto para a abordagem dos sintomas urológicos, sobretudo vinculando-se à técnica conservadora de uroterapia padrão como primeira linha de cuidado. Objetivo: Desenvolver por meio do Design Thinking o protótipo de uma iniciativa de qualificação de profissionais de enfermagem para a atuação na promoção saúde urológica infantil no contexto de Enfermagem de Prática Avançada no âmbito da Atenção Primária à Saúde, empregando a filosofia Strengths-based nursing and healthcare; e Propor o protótipo do curso de extensão, na modalidade online, direcionado a estudantes de enfermagem, com a aplicação das etapas de Design Instrucional, baseando-se na Teoria do Manejo dos Sintomas, e usando a técnica Digital Storytelling. Método: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, com enfoque qualitativo do tipo descritivo para o desenvolvimento de protótipo operacionalizado em duas fases. Fase 1: desenvolvimento do protótipo da iniciativa CUIDE. Fase 2: elaboração do protótipo do curso de extensão CUIDE+e. Resultados: Na fase 1, a etapa de compreensão do problema baseou-se no levantamento de bibliografia nacional e internacional que apontou para a necessidade de qualificação dos enfermeiros na temática investigada; a etapa de projetar soluções utilizou-se da técnica brainstorming que formulou como solução a iniciativa CUIDE; a etapa de prototipar consistiu no desenvolvimento do objetivo e metas da iniciativa, vinculando a filosofia Strengths-based nursing and healthcare no contexto do cuidado urológico infantil; por fim, a etapa de implementar a melhor solução consistiu no detalhamento da iniciativa CUIDE elegendo-se a atividade de desenvolver o protótipo do curso de extensão online como a melhor solução a ser implementada. Na fase 2, para a análise realizou-se a identificação das necessidades de aprendizagem a partir da condução de um Grupo Focal com 14 estudantes de enfermagem analisado com a técnica da análise temática. No design elaborou-se o delineamento do curso; e, por fim, no desenvolvimento elaborou-se o detalhamento do curso. Considerações finais: A iniciativa CUIDE foi desenvolvida como solução inovadora tanto para a qualificação do enfermeiro no contexto de urologia infantil quanto para o desenvolvimento de competências de Enfermagem de Prática Avançada, de modo a impulsionar estes papeis no contexto de Atenção Primária à Saúde. Com o curso de extensão, espera-se a promoção do conhecimento e desenvolvimento da habilidade de empatia, compreensão ampliada da experiência dos sintomas urinários e intestinais na infância e o letramento digital em estudantes de graduação em enfermagem, com vistas a fortalecer a futura prática profissional no contexto de saúde urológica infantil. |
Abstract: | Introduction: The occurrence of urinary symptoms in childhood may be related to significant emotional embarrassment and impaired quality of life. Therefore, nurses need to be able to capture in depth the experience of children with urinary symptoms and their families and propose effective and sensitive interventions, since it is a theme surrounded by stigmas. In this context, the importance of advanced practice nursing is highlighted as specialized knowledge, with the ability to make complex decisions and clinical skills necessary for expanded practice. And primary health care as a promising space for both the nurse's performance with the scope of advanced practice nursing and for the approach of urological symptoms, especially linked to the conservative technique of standard urotherapy as the first line of care. Objective: Develop, through Design Thinking, the prototype of an initiative to qualify nursing professionals to work in the promotion of children's urological health in the context of Advanced Practice Nursing within the scope of Primary Health Care, employing the philosophy Strengths-based nursing and healthcare: The “CUIDE” initiative; and Propose the prototype of the extension course, in the online modality, aimed at nursing students, with the application of Instructional Design strategies, based on the Theory of Symptom Management using the Digital Storytelling technique. Method: It is a study of technological production with a qualitative approach of the descriptive type for the development of a prototype operationalized in two phases. Phase 1: development of the prototype of the CUIDE initiative. Phase 2: elaboration of the prototype of the CUIDE+e extension course. Results: In phase 1, the stage of understanding the problem was based on the survey of national and international bibliography that pointed to the need to qualify nurses for the specific theme; the stage of designing solutions used the brainstorming technique that formulated the CUIDE initiative as a solution; the prototyping stage consisted of developing the objective and goals of the initiative, as well as linking the Strengths-based nursing and healthcare philosophy to the context of child urological care; Finally, the stage of implementing the best solution consisted of detailing the CUIDE initiative, choosing the activity of developing the prototype of the online extension course as the best solution to be implemented. In phase 2, for the analysis, learning needs were identified based on conducting a Focus Group with 14 nursing students analyzed using the thematic analysis technique. In design, the outline of the course was elaborated; and, finally, in the development, the details of the course were elaborated. Conclusion: The CUIDE initiative was developed as an innovative solution both for the qualification of nurses in the context of child urology and for the development of advanced practice nursing skills in order to promote these roles in the context of primary health care. The extension course is expected to promote knowledge and development of empathy skills, expanded understanding of the experience of urinary and intestinal symptoms and digital literacy in undergraduate nursing students with a view to strengthening future professional practice in the health context. pediatric urology. |
Resumen: | Introducción: La aparición de síntomas urinarios en la infancia puede estar relacionada con una vergüenza emocional significativa y una calidad de vida deteriorada. Por lo tanto, los enfermeros necesitan poder captar en profundidad la experiencia de los niños con síntomas urinarios y sus familias y proponer intervenciones eficaces y sensibles, ya que es un tema rodeado de estigmas. En este contexto, se destaca la importancia de la enfermería de práctica avanzada como conocimiento especializado, con capacidad para tomar decisiones complejas y habilidades clínicas necesarias para la práctica ampliada. Y la atención primaria de salud como un espacio promisorio tanto para la actuación del enfermero con el ámbito de la enfermería de práctica avanzada como para el abordaje de los síntomas urológicos, especialmente vinculados a la técnica conservadora de la uroterapia estándar como primera línea de atención. Objetivo: Desarrollar, a través del Design Thinking, el prototipo de una iniciativa para la capacitación de profesionales de enfermería para actuar en la promoción de la salud urológica del niño en el contexto de la Enfermería de Práctica Avanzada en el ámbito de la Atención Primaria de Salud, empleando la filosofía de enfermería y salud basada en Fortalezas; y Proponer el prototipo del curso de extensión, en la modalidad en línea, dirigido a estudiantes de enfermería, con la aplicación de estrategias de Diseño Instruccional, basado en la Teoría del Manejo de Síntomas utilizando la técnica de Narración Digital. Método: Es un estudio de producción tecnológica con enfoque cualitativo de tipo descriptivo para el desarrollo de un prototipo operacionalizado en dos fases. Fase 1: desarrollo del prototipo de la iniciativa CUIDE. Fase 2: elaboración del prototipo del curso de extensión CUIDE+e. Resultados: En la fase 1, la etapa de comprensión del problema se basó en el levantamiento de bibliografía nacional e internacional que apuntaba a la necesidad de capacitar a los enfermeros para el tema específico; la etapa de diseño de soluciones utilizó la técnica de lluvia de ideas que formuló la iniciativa CUIDE como solución; la etapa de prototipado consistió en desarrollar el objetivo y metas de la iniciativa, así como vincular la filosofía de enfermería y atención basada en Fortalezas al contexto de la atención urológica infantil; finalmente, la etapa de implementación de la mejor solución consistió en detallar la iniciativa CUIDE, eligiendo la actividad de desarrollo del prototipo del curso de extensión en línea como la mejor solución a implementar. En la fase 2, para el análisis, se identificaron necesidades de aprendizaje a partir de la realización de un Grupo Focal con 14 estudiantes de enfermería analizados mediante la técnica de análisis temático. En diseño se elaboró el esquema del curso; y, finalmente, en el desarrollo se elaboraron los detalles del curso. Conclusión: La iniciativa CUIDE se desarrolló como una solución innovadora tanto para la cualificación de enfermeras en el contexto de la urología infantil como para el desarrollo de habilidades de enfermería de práctica avanzada con el fin de promover estos roles en el contexto de la atención primaria de salud. Se espera que el curso de extensión promueva el conocimiento y desarrollo de habilidades de empatía, comprensión ampliada de la experiencia de los síntomas urinarios e intestinales y alfabetización digital en estudiantes de pregrado en enfermería con miras a fortalecer la futura práctica profesional en el contexto de la salud urología pediátrica. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Licença: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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