http://repositorio.unb.br/handle/10482/45784
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ChuvaSombrinhasVisao.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open | |
ARTIGO_ RainUmbrellasTowards.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Chuva de sombrinhas : por uma visão não-hegemônica de bens culturais |
Other Titles: | Rain of umbrellas : towards a non-hegemonic vision of cultural assets |
Authors: | Medeiros, Ana Elizabete de Almeida |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-3248-4399 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Assunto:: | Galo da Madrugada - Recife (PE) Patrimônio cultural Contra-hegemonia |
Issue Date: | 23-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade de São Paulo |
Citation: | MEDEIROS, Ana Elizabete de Almeida. Chuva de sombrinhas: por uma visão não-hegemônica de bens culturais. V!RUS, [S.l], v. 1, n. 25, 2022. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/papers/v25/572/572pt.php. Acesso em: 29 mar. 2023. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ MEDEIROS, Ana Elizabete de Almeida. Rain of umbrellas: towards a non-hegemonic vision of cultural assets. Tradução: Diogo Saraiva. V!RUS, [S.l.], v. 1, n. 25, dez. 2022. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/papers/v25/572/572en.php. Acesso em: 29 mar. 2023. |
Abstract: | Patrimônio intangível de Pernambuco, o Galo da Madrugada materializa-se em perímetro tombado do Recife. Em postura contra à dissociação entre as dimensões (i)materiais do Galo e da cidade como bens culturais, o artigo faz do bloco e das avenidas Guararapes e Dantas Barreto nas quais ele se expressa, objetos de uma narrativa alicerçada em fotos e na rememoração do corpo brincante. Defende, assim, valores contra-hegemônicos frente a uma política cultural que ainda separa dimensões material e imaterial do patrimônio. A conclusão aponta indissociabilidades em cenário pós-Covid-19. |
Abstract: | The carnival block Galo da Madrugada, whose name translates to "Dawn Rooster", is recognized as an Intangible Heritage of the state of Pernambuco in Northeast Brazil. It is materialized in an area of Recife, the state's capital, which is recognized as a tangible heritage. In a posture against the dissociation between the (in)tangible dimensions of the Galo and the city as cultural goods, the present article makes the carnival block and the Guararapes and Dantas Barreto avenues in which it expresses itself objects of a narrative based on photos and the recollection of the ecstatic, moving, dancing body. Thus, it defends counter-hegemonic values in the face of a cultural policy that still separates the tangible and intangible dimensions of heritage. The conclusion points to the inseparability ofvarious aspects in the post-Covid-19 scenario. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | "4 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Os autores que publicam na revista V!RUS CONCORDAM com os seguintes termos: 4.1 Os autores mantém os direitos autorais de seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é, assim, simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC BY-NC-SA 3.0, que permite seu compartilhamento com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial na V!RUS. 4.2 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de publicação inicial na V!RUS, e com hyperlink ativo para a publicação na revista V!RUS, em caso de publicação online." Fonte: http://vnomads.eastus.cloudapp.azure.com/ojs/index.php/virus/about/submissions. Acesso em: 29 mar. 2023. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.