http://repositorio.unb.br/handle/10482/45530
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982_VeraLuciaLuciodeMoraes.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted??? | 2,14 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito??? |
Title: | Interação familiar : estudo de caso |
Authors: | Moraes, Vera Lúcia Lúcio de |
Orientador(es):: | Bucher, Júlia Sursis Nobre Ferro |
Assunto:: | Psicologia - família Comportamento - avaliação - crianças |
Issue Date: | 19-Jan-2023 |
Data de defesa:: | 1982 |
Citation: | MORAES, Vera Lúcia Lúcio de. Interação familiar: estudo de caso. 1982. x, 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1982. |
Abstract: | Este trabalho trata do estudo da interação familiar de um caso clínico infantil, através da observação, descrição e análise da comunicação verbal entre pai, mãe e criança ao desenvolverem três tarefas. O estudo foi desenvolvido com uma família que procurou ajuda psicológica para o filho na Clínica de Psicologia da Universidade de Brasília. As tarefas propostas foram baseadas em uma parte da Entrevista Estruturada de Watzlawick (1966) -"Plan Something Together". Durante a execução das tarefas, as comunicações verbais dos membros foram gravadas e os comportamentos não-verbais interativos observados e registrados. Os dados foram analisados através de três medidas: "Quem fala"; "Quem fala para quem"; "Mensagens transmitidas". As mensagens foram codificadas segundo 11 categorias elaboradas e definidas a partir do sistema de codificação elaborado por Ericson e Rogers (1973) e do material apresentado pela família. Os índices de fidedignidade obtidos entre a pesquisadora e o juiz neutro, sobre a segunda e terceira medidas, mostraram-se satisfatórios. Os resultados indicaram uma influência da natureza das tarefas(verbal e não-verbal) sobre o nível de verbalização dos membros e sobre o tempo necessário para execução. Com relação às direções das comunicações verbais, verificou-se a existência de um padrão que ocorreu nas três tarefas. A respeito das mensagens transmitidas, verificou-se a incidência de algumas que ocorreram igualmente nas três tarefas e outras que variaram segundo a natureza das tarefas. Os resultados indicaram que aspectos da comunicação familiar podem ser depreendidos como um padrão, enquanto que outros variam em função da natureza das tarefas. Os resultados mostraram ser possível obter informações relevantes em estudos de caso clínico infantil, no enfoque interacional, possibilitando assim uma ampliação no campo de intervenções psicoterapêuticas. A metodologia desenvolvida, assim como os resultados, são discutidos levantando-se questões que possibilitam futuras investigações. |
Abstract: | Family interaction was investigated through the observation, description and analysis of verbal communication among a father, mother and child engaged in three different tasks. The family that was studied had sought Psychological Clinic of the University of Brasilia. The three tasks were derived from the Structured Interview of Watzlawick(1966) called "Plan Something Together". The verbal communication that take place during this activity was recorded and non-verbal communication were observed and registered. The data were analyzed in terms of: Who spoke, Who spoke to whom, and the Messages transmitted. The latter were classified in 11 categories based on the coding scheme developed by Ericson and Rogers (1973). Reability scores, comparing two rates on the second and third measures were satisfactoty. The results showed an influence of the nature of the task(verbal versus non-verbal) on the level of verbalization and the duration of the task. They also demonstrated that it is possible to obtain relevant data using an interactional approach and that some aspects of family communication can be described as patterns, while others vary from task to task. The method and results of the study are also discussed in terms of suggestions for future research. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.